04/06/12

"Não é só o título que eu busco conquistar", diz Mister RS Universo Vagner de Oliveira

Modelo gaúcho fala sobre sua história e conta detalhes de sua preparação para o concurso Mister Brasil Universo 2012


Vagner de Oliveira, o Mister Rio Grande do Sul Universo 2012. Foto: Jeferson Paz

O gaúcho Vagner de Oliveira, 23 anos, é o nosso entrevistado de hoje. O modelo de 1,87 m de altura e 81 kg é o Mister Rio Grande do Sul Universo 2012.

Na entrevista, ele falou sobre a sua história de vida, sua carreira profissional e sua preparação para o concurso Mister Brasil Universo 2012, que acontecerá em agosto.


01 - Olá Vagner! Fale um pouco para os nossos leitores sobre a sua origem, a sua história de vida e a sua personalidade.

Eu sou gaúcho, nascido em Marques de Souza, numa família de classe média, de 4 filhos. Meu pai saiu de casa muito cedo e sempre foi uma pessoa batalhadora. Isso me motivou a correr atrás dos meus objetivos.

Comecei a trabalhar cedo, passei por vários empregos, ganhei o meu dinheiro com o meu esforço e conquistei a minha independência. Passei a definir melhor que, mais que um trabalho, essas atividades profissionais me deixavam feliz.

Herdei de meu pai um espírito de liderança, que me ajudou a me destacar nas atividades escolares, no grupo de jovens, na rádio comunitária, no centro de tradições gaúchas... o que gerou reconhecimento do meu trabalho na mídia local.

Isso tudo me tornou uma pessoa desinibida, característica fundamental para a carreira que eu pretendo seguir. Devo dizer que muito de minha personalidade tem a ver com a minha mãe, que sempre deu muito valor à família e à religiosidade. Ela educou a mim e as minhas irmãs para valorizarmos as amizades e as pessoas que dividem a vida conosco. Me sinto um homem privilegiado e agradeço a Deus pelas pessoas que tenho ao meu lado.


02 - Quando e como você iniciou a sua carreira de modelo? Quais foram os principais trabalhos que você já fez?

Em outubro de 2009, quando um scouter viu as fotos de um trabalho realizado para lançamento de uma coleção no Shopping de Lajeado, conseguiu o meu contato e me convidou para participar de um concurso de beleza. Eu aceitei e fiquei em segundo lugar entre 12 candidatos. A partir daí, não parei mais.

Fiz vários desfiles, presenças e fotos. Entre eles, fui jurado no concurso Miss Brasil Glamour; fiz fotos para um trabalho de pós-graduação da PUC representando os sete pecados; fui entrevistado por emissoras de televisão aberta como a Band e a RBS; prestei consultoria de moda nas Lojas Datelli do Rio de Janeiro; já desfilei para a marca Colcci no Shopping Recreio, no Rio de Janeiro. Recentemente, fiz um editorial de moda para a revista GQ da Itália e diversos outros trabalhos de visibilidade regional.

"Muito de minha personalidade tem a ver com a minha mãe". Foto: Jeferson Paz
"Muito de minha personalidade tem a ver com a minha mãe"


03 - E a sua carreira como ator? Como começou? Quais foram os trabalhos que você já fez na TV?

Sempre fui muito dinâmico, comunicativo e extrovertido. Em 2000 comecei a fazer parte do Grupo de Jovens da minha cidade, do qual fui presidente por três anos. Fazíamos peças de teatro em datas comemorativas. Vi que tinha a habilidade de atuar e comecei a fazer cursos de desenvoltura, desinibição, dicção e oratória para me aprimorar. Hoje dou aulas de oratória e as pessoas ainda me acham muito engraçado.

Meus primeiros trabalhos como ator foram em peças religiosas tradicionais, na Igreja da minha cidade. Fiz encenações em datas festivas como natal, páscoa... Participei de muitas atividades relacionadas e passei em vários testes de seleção para participar de novelas.

Fiz participações nas novelas "Malhação", "Passione", "Insensato Coração", "Araguaia", todas da Rede Globo, e "Vidas em Jogo", da Rede Record. A minha maior participação foi no seriado "Macho Man", da Globo, em que fiz até a chamada do programa.

Vi realmente como funciona esse mundo "mágico" da teledramaturgia, tudo o que está por trás das câmeras, o trabalho árduo de cada pessoa que desempenha uma função essencial para tudo sair perfeito no final. Conheci vários artistas no Projac. Além das novelas, também participei de dois comerciais das marcas Kibon e Oi.


04 - Você se inscreveu para participar do BBB12 e chegou a ser entrevistado durante a seletiva. Como foi isso?

Sim, quando me inscrevi, estava morando no Rio de Janeiro. Já tinha me inscrito uma vez e não tinha muito o que falar. Dessa vez, senti que teria mais chance de entrar para o reality.

Para entrar na casa é necessário passar em três fases. Cheguei até a segunda. Quando estava morando novamente no Sul, me ligaram para participar da terceira fase. Ao dizer que estava morando aqui no Sul, eles não se interessaram mais, pois já haviam escolhido um candidato da região.

Mas fiquei muito feliz, pois vi que tenho um perfil interessante e que tenho chance de participar futuramente da casa. O BBB é um programa que abre muitas portas, principalmente em minha profissão.


05 - Qual foi o primeiro título que você conquistou em um concurso de beleza? Como foi a experiência de ter vencido o concurso?

Foi o Top Model Pouso Novo 2010. Desde os 15 anos, amigos e pessoas do meio da moda me incentivavam a participar de concursos de beleza, mas não acreditava que tivesse alguma chance de vencer. Quando recebi o resultado do concurso fiquei super feliz.


06 - Após se tornar o Top Model Pouso Novo 2010, quais foram os outros títulos de beleza que você conquistou?

Quando ganhei esse título, comecei a procurar pessoas do meio da moda e pedir conselhos para continuar a trabalhar nessa área. Comecei a buscar e receber convites de outros concursos que exigiam uma preparação intensa.

Depois desse concurso vieram os títulos de Garoto Propaganda do Rio Grande do Sul 2010/2011, Mister Man Lajeado 2011, Mister Man Rio Grande do Sul 2011 – Destaque, Mister Top Beleza Rio Grande do Sul 2012 e hoje ostento o título de Mister Rio Grande do Sul Universo 2012.


07 - Quais foram as portas que se abriram para você depois de ter vencido vários concursos de beleza em seu Estado?

Tive muita mídia, tanto escrita, quanto falada, o que as pessoas conhecerem mais sobre o meu trabalho. Com meu título atual viajo por quase todo o Estado a trabalho. Acabei virando colunista social, preparador de concursos, organizador de eventos e até Deejay (DJ). Fiz presença em vários eventos, e, é claro, trabalhos de modelo. Ao mesmo tempo me envolvi em muitas causas sociais.


08 - Você já participou como jurado em alguns concursos de beleza. Que critérios você leva em conta quando julga um candidato?

Como diz o nome, a beleza é importante, tanto quanto a desenvoltura, oratória e simpatia. Para ser um detentor de um título desses, é um conjunto que conta, não apenas um quesito. Em um concurso de Mister, por exemplo, que dura em média 5 dias, são avaliadas muitas coisas para ver qual candidato irá se sobressair entre os demais.


09 - Em sua opinião, o que é mais importante em um modelo: beleza ou atitude?

Os dois. Atitude para buscar fazer sempre o melhor, e beleza, pois é um dos requisitos essenciais para ser modelo, até mesmo porque é a imagem dele que vai ser vendida.


10 - Muitos concursos de beleza atuais valorizam não apenas a beleza e os atributos físicos dos candidatos, mas o seu engajamento social e ambiental. Em que causas você está envolvido atualmente?

Sempre que posso, tento estar presente em eventos com fins voltados às causas sociais. Por dois anos, fui o presidente mais jovem do Centro de Tradições Gaúchas (CTG), que valoriza a cultura e a tradição do meu Estado. Participo do Programa de Apoio às Famílias de Baixa Renda do meu município em programas assistenciais e faço periodicamente visitas a hospitais e casas de apoio. Atualmente estou elaborando um projeto de apoio jurídico e ambiental.

Fui radialista voluntário em uma rádio comunitária por 2 anos e estagiário voluntário em uma delegacia de polícia e fórum, pois ali conseguia ver muitas realidades. Não sou Deus e nem tenho o poder de mudar o mundo, mas sei que posso contribuir de alguma forma com o meu trabalho. Tento buscar sempre o apoio de mais pessoas para defender causas desse tipo para somar forças.

"A beleza é importante, tanto quanto a desenvoltura, oratória e simpatia". Foto: Jeferson Paz
"A beleza é importante, tanto quanto a desenvoltura, oratória e simpatia"

11 - Em agosto, você representará o Estado do Rio Grande do Sul no Mister Brasil Universo 2012, que acontecerá em Gramado. Quais são as suas expectativas em relação ao concurso?

A experiência que tive em outros concursos me fez perceber que quando participo de um concurso, não é só o título que eu busco conquistar, mas as oportunidades que ele tem a me oferecer, além das amizades e experiências que posso adquirir. Sei que toda a preparação feita para chegar ao concurso não é em vão, tudo tem um por quê.

12 - Em sua opinião, por que você acha que deve vencer o concurso?

Porque eu venho me preparando há muito tempo, física e intelectualmente para representar bem o meu país e buscar uma ascensão profissional. Além de saber da responsabilidade que se deve ter ao carregar um título como esse. É um título nacional, o que é um patamar bem alto. Eu comecei de baixo, sei de onde vim e como cheguei até aqui, sempre com muita humildade, perseverança, solidariedade e nunca passei por cima de ninguém, por isso acho que mereço.

13 - Já pensou no que fará, caso vença o concurso?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mister não é apenas um homem bonito, ele representa várias pessoas em questões sociais, culturais, ambientais... Se vencer, vou me preparar para representar o Brasil no Mister Mundial Universo 2012, no Peru.

14 - Falando nisso, como está a sua preparação para o concurso?

Intensa: academia, tratamentos de pele, preparação de oratória, passarela, além de cumprimento de algumas exigências do concurso e participação em eventos, buscando o apoio do meu Estado, o qual represento com muito orgulho.

15 - Sua vida deve ser muito agitada. Como você concilia a preparação com a sua rotina de trabalho e estudos?

Em meio a tantos compromissos, tenho me dedicado ao máximo, com muita disciplina e responsabilidade em tudo o que faço. Além de modelo, sou professor, preparador de candidatos a concurso, colunista social, DJ, promoter, funcionário público e estou no 8º semestre da faculdade de direito. Participo de eventos quase todos os fins de semana. Está tudo super corrido, mas estou conseguindo fazer tudo.

16 - Você se considera um homem vaidoso? Faz tratamentos de beleza e estética?

Sim, mas normal como qualquer outro homem que trabalha com imagem. Cuido da pele com tratamentos periódicos. Faço limpeza de pele, peeling, uso cremes. Faço exercícios físicos periódicos e cuido da minha alimentação. Cuido de mim para ficar com um visual sempre moderno. As pessoas me cobram muito isso.

17 - Você está satisfeito com o seu corpo? Acredita que o físico influencia na auto-estima de uma pessoa?

Não estou satisfeito o suficiente, mas estou em busca de alcançar a satisfação. O físico influencia absolutamente na auto-estima, digo isso por mim mesmo, quando era mais magro e tinha outro estilo de vida.

18 - Você pratica alguma atividade física? Com que regularidade?

Sim. Vou à academia, faço corrida e jogo vôlei. Procuro sempre fazer alguma atividade física todo dia.

19 - Você segue alguma dieta especial para manter o corpo em forma? Qual? Sim. Como estou em busca de aumentar a minha massa magra a minha dieta é composta por carboidratos, que me dão muita energia, e proteínas, que ajudam a manter a minha musculatura adquirida. Recebo orientação de um médico e de um nutricionista.

"Quando participo de um concurso, não é só o título que eu busco conquistar". Foto: Jeferson Paz
"Quando participo de um concurso, não é só o título que eu busco conquistar"

20 - O que você gosta de fazer nas horas livres?

Estudar para a fase final do curso de direito, estar com os amigos e pessoas que me fazem bem, tomar um bom chimarrão, assistir a um filme e curtir a minha família, pois passo pouco tempo com eles.

21 - Quais são os seus projetos para o futuro?

Em primeiro lugar, caso vença o concurso, pretendo demonstrar através de projetos e mídia, o potencial e o que é ser realmente um mister. Ainda planejo me formar no curso de direito, buscar uma estabilização profissional e estar sempre envolvido em algum projeto social, pois me faz bem e me dá a sensação de dever cumprido.

22 - Agradecemos a sua participação em nossa entrevista. Gostaria de fazer algum agradecimento?

Estou muito feliz em poder representar esse Estado que amo tanto e que sempre levei com muito orgulho por onde andei. Continuarei dando o melhor de mim.

Quero agradecer ao site Sarados do Brasil, pela entrevista. Quero agradecer também a todos os que vêm acreditando em meu trabalho.

Agradeço as empresas que estão me apoiando: Luciano e Márcio Consultoria de Beleza, Massoterapeuta Vânia Trindade, Estilista Flávio Soares, Clínica Santuário do Corpo, fotógrafo Luca Lunardi, Academia Em Forma, Rádio Tropical FM, dentista Fernanda Kremer, Motéis Monn Cherry, Confecções Mepase, Clínica Radicef, Boates Herbie Pub e Café Virtual, Jéferson Paz Fotografia, Estilista Jonathan Scarpari, Estância Fazendinha – Barrinha/SP, Biomédico Estética Elias Turcatel.

Também quero agradecer à minha família, aos meus amigos e à minha assessora, Daiane Caroline Bazzo, que nunca mede esforços para me ajudar em meus trabalhos.

3 comentários :

  1. parabens, bela entrevista... belas respostas..

    espero traze-lo em breve na sapucaiafm..

    vc é lindoo

    ResponderExcluir
  2. Claro, pode contar comigo, estou tentando atender o Estado todo em eventos.

    ResponderExcluir
  3. Vocês que me apoiaram tanto, agora veio pedir uma grande ajudar, os seus votos no site www.misterbrazil.com.br, a partir de amanhã que escolherá o primeiro finalista do concurso. Desde já muitoo obrigado.
    Grande Abraço.
    VAGNER OLIVEIRA
    MISTER RS UNIVERSO 2012

    ResponderExcluir