25/07/2012

Jeferson Sena conta como ganhou onze quilos em um ano e seis meses de musculação

Paraense conta como treinou e se alimentou durante esse tempo para ganhar massa muscular


Jeferson Sena

A busca por um corpo sarado é o que motiva Jeferson Sena da Silva a suar a camisa diariamente em uma academia.

O rapaz de 18 anos e 1,70m de altura é natural de Canaã dos Carajás, município do interior do Estado do Pará e hoje vive em Campinápolis, no Mato Grosso.

Decidido a abandonar o físico magro, o paraense começou a praticar musculação há um ano e seis meses e ganhou 11 quilos.


História


Aos dez anos de idade, Jeferson fez duas cirurgias no coração, pois sofria de sopro e derrame pericárdico: "Fiquei internado por 40 dias sem poder sequer levantar da cama. Além disso, fiquei um ano sem poder levantar pesos elevados", lembrou.

Durante a adolescência, ele foi alvo de piadas dos colegas de escola por causa de seu porte físico: "Eu era muito magro e detestava ser magro. Minha auto-estima era bem baixa ", recordou.

Ao tornar-se amigo de Peter Carlos, empresário que o convidou para trabalhar em sua academia, a vida de Jeferson começou a tomar um novo rumo.

Foi na academia que surgiu a paixão pela musculação: "Me apaixonei pela musculação. Ainda mais quando comecei a ver os resultados. Quando eu entrei na academia eu estava perto de fazer 17 anos e pesava só 49 quilos!", lembrou.

Em pouco tempo, Jeferson tornou-se o proprietário de uma LAN house, mas não deixou de frequentar a academia.

O seu exemplo, inclusive, serviu de incentivo para o irmão mais velho, que também começou a praticar musculação.

Graças ao seu esforço e dedicação, hoje ele pesa 60 quilos. Mas não pretende parar por aí: "Meu objetivo é chegar aos 80 quilos com um corpo bem definido.", disse.

Jeferson Sena em 2009. Ele ganhou 11 quilos com a musculação
Jeferson Sena em 2009. Ele ganhou 11 quilos com a musculação


Treino


Só quem possui um físico magro sabe como é difícil ganhar peso. Mas Jeferson é persistente e não desiste de continuar crescendo. "Meu maior incentivador sou eu mesmo. Tenho muita vontade de ser melhor a cada dia", disse.

Jeferson se exercita de segunda à sexta-feira. Seu treino de musculação dura cerca de uma hora e meia. Veja a seguir como o seu treino é dividido:

Segunda-feira: peitoral, tríceps e pernas
Terça-feira: costas, bíceps e ombros
Quarta-feira: pernas e trapézio
Quinta-feira: peito, tríceps e trapézio
Sexta-feira: costas, bíceps e ombros

Dá para notar que o treino de Jeferson valoriza mais os membros superiores em relação aos inferiores: "Eu não gosto de malhar nada que tenha a ver com perna, pois é um treino muito desgastante para mim", disse o rapaz que está com 51 cm de coxa e 37 cm de perna.

O peitoral foi a parte de seu corpo de que ele mais gostou de ver crescer (96 cm). E não é para menos, já que o supino reto é o seu exercício predileto: ele levanta 30 quilos em cada lado na barra e faz três séries de oito repetições.

Além do peitoral, cresceram também os braços: "Sou bem satisfeito com o meu bíceps [36 cm], com o meu corpo todo, mas quero crescer mais", disse.

Jeferson muda de treino a cada quatro meses. Ele recebe ajuda de dois amigos: "Um é de Brasilia, e se chama Fabio. Ele estuda Educação Física. O outro é o dono da academia, o Peter Carlos, que vai se formar este ano em Educação Física, creio eu", contou.

Além da musculação, o paraense faz corrida de dois quilômetros, três vezes por semana, para manter um bom condicionamento físico.

Jeferson Sena mostra a barriga sarada. O paraense malha de segunda à sexta para manter a forma
Jeferson Sena mostra a barriga sarada. O paraense malha de segunda à sexta para manter a forma


Alimentação


Desde que começou a praticar musculação, Jeferson adotou uma dieta mais saudável: "Evito ao máximo comer besteiras. Como doces e balas só nos finais de semana", disse.

Arroz, feijão, salada e carne (peito de frango ou bife bem passado) fazem parte de sua dieta. No café da manhã ele come dois pães e à tarde, na hora do lanche, mais quatro!

Há um mês, ele começou a tomar suplementos alimentares de whey protein, albumina e creatina para potencializar o aumento de massa muscular.


"Um bom homem"


Agora que Jeferson está com o corpo mais sarado, ele disse que prefere ficar solteiro: "Estava namorando faz algum tempo, quando eu ainda era magrelo. Só que fui evoluindo e quis ficar solteiro, assim sou bem mais respeitado e bem mais visto entre as pessoas, principalmente pelas mulheres".

Ele tem planos de concluir o ensino médio neste ano. Ele também planeja se mudar para Goiânia para trabalhar com um amigo e fazer faculdade de Educação Física.

Ao terminar a entrevista, Jeferson disse uma frase de incentivo para aqueles que estão em busca de conquistar um corpo sarado: "Não seja o melhor homem, mas seja um bom homem".

Apaixonado por musculação, Jeferson Sena deseja fazer faculdade de Educação Física
Apaixonado por musculação, Jeferson Sena deseja fazer faculdade de Educação Física