04/12/12

Exercícios aeróbicos são os melhores para queima de gordura e definição muscular?

Personal trainer dá dicas para quem deseja perder gordura e ter o corpo definido


Corrida na esteira. Foto: Brandon Wiggins

Não, não e não! Queridos, vamos deixar esse mito para trás e agradecer a Deus por sermos seres dotados de inteligência. Um dos maiores erros ao tentar queimar gordura é colocar os aeróbicos no topo das prioridades.

O verão está chegando e muitas pessoas, com o objetivo de perder peso ou definir a musculatura, costumam mudar totalmente o foco do treino para os aeróbicos, fazendo longas sessões diárias de esteira, corrida, bicicleta e outros.

O problema é que os aeróbicos, em excesso, além de atrapalharem a hipertrofia muscular, ainda podem facilitar o overtraining, devido ao estresse imposto ao corpo. E se você não estiver com a dieta de acordo com o seu objetivo (déficit calórico neste caso), os aeróbicos sequer mostrarão os seus pontos positivos.

Sim, aeróbicos possuem pontos positivos e podem ser úteis no auxílio a queima de gordura se forem feitos com moderação, mas nunca serão a base de uma rotina para perda de peso.

Como sempre, o que vai definir o seu objetivo será a boa e velha dieta e é nela que devemos focar toda a nossa atenção, pois não importa o que você faça, se não estiver consumindo menos calorias do que gasta, você não irá perder peso.

O treino pode permanecer o mesmo, senão mais pesado do que de costume. Não faça a besteira de aumentar as repetições em todos os exercícios com o intuito de definir, pois o máximo que conseguirá é perder ainda mais massa muscular. O treino pesado é uma ótima ferramenta para ajudar a preservar a massa muscular durante o cutting, que por si só já é uma fase delicada e possivelmente catabólica.

A seguir, passarei algumas dicas para você perder gordura e ficar com o corpo definido:


- Varie a cadência dos exercícios (tempo que você leva para levantar e abaixar o peso) para gerar novos estímulos a fim de forçar o corpo a se adaptar.
- Treine pesado ao ponto de gerar uma resposta anabólica. Aumentar o hormônio de crescimento é uma prioridade, já que um dos seus efeitos é a queima de gordura.
- Treine de maneira mais intensa. Não está vendo resultados? Provavelmente está faltando intensidade. Fique atento principalmente ao intervalo entre as séries.
- Dê mais prioridade ao treino anaeróbico (musculação) do que ao aeróbico (esteira, corrida, bicicleta).
- Elimine todos os alimentos processados da sua dieta – simples assim!
- Elimine toda a gordura trans da sua dieta como a encontrada na margarina.
- Utilize proteínas de alta qualidade como as encontradas na carne vermelha e no frango.
- Elimine carboidratos de alto índice glicêmico da dieta como refrigerantes, biscoitos açucarados, etc…
- Consuma mais antioxidantes para prevenir inflamação, que leva ao aumento de gordura corporal.
- Beba muita água, para se manter hidratado e ajudar o corpo a liberar substâncias tóxicas do organismo.
- Evite totalmente o álcool. Se não for possível, dê preferência a vinhos que são uma escolha "menos pior".
- Inclua alimentos que contém probióticos para maximizar a digestão e potencializar a absorção dos nutrientes.
- Beba café antes dos treinos para aumentar a queima de gordura e a capacidade do treino.
- Beba chá verde para maximizar a queima de gordura e aumentar a liberação de impurezas do corpo.
- Limite o consumo de frutose, porque algumas frutas podem causar picos indesejados de insulina e atrapalhar a queima de gordura.
- Evite leite antes do treino, porque este hábito costuma gerar picos persistentes de insulina, que faz o corpo queimar menos energia durante o exercício.


Então, o processo para perda de gordura para ter um corpo com boa definição muscular vai muito além do que subir em uma esteira e ficar horas transpirando! Pense nisso!

Ludpersonal
Proprietária da FitHouse - Studio de Personal
QI 19, Lago Sul - Brasília
Cel: (61) 9805-5589
Facebook: Ludmila Santos

Um comentário :