05/02/2022

Confira as atualizações da Lista Proibida 2022 da Agência Mundial Antidoping

Lista traz atualizações sobre glicocorticóides e salbutamol, além de proibição de peptídeo


Lista Proibida 2022 da Agência Mundial Antidoping (WADA). Foto: Reprodução
Lista Proibida 2022 da Agência Mundial Antidoping (WADA).
Foto: Reprodução

Todo ano, a Agência Mundial Antidoping (WADA) publica uma Lista de Substâncias e Métodos Proibidos. A Lista de 2022 foi aprovada pelo Comitê Executivo da WADA (ExCo) durante uma reunião realizada em 14 de setembro de 2021 e entrou em vigor em 1º de janeiro de 2022.

A Lista é parte de uma das oito normas internacionais que são obrigatórias para todos os signatários do Código Mundial Antidoping. Ela anuncia quais substâncias e métodos são proibidos dentro e fora de competição e quais substâncias são proibidas em esportes específicos.

A Lista de 2022 trouxe duas principais atualizações, relativas ao uso de salbutamol e glicocorticóides injetáveis. O salbutamol é um medicamento que promove a dilatação dos brônquios. É um beta-2 agonista que provoca o relaxamento do músculo liso das vias aéreas. Já os glicocorticóides são hormônios esteróides, sintetizados no córtex da glândula adrenal, que afetam o metabolismo dos carboidratos e reduzem a resposta inflamatória.

Glicocorticóides e salbutamol


A partir deste ano, fica proibida a administração de glicocorticóides, por todas as vias injetáveis, durante o período de competição. A agência ainda esclarece que a administração oral de glicocorticóides continua proibida em competição. Outras vias de administração (incluindo inalatória e tópica: dental-intracanal, dérmica, intranasal, oftalmológica e perianal) não são proibidas quando utilizadas dentro das doses e indicações terapêuticas licenciadas pelo fabricante.

Em relação ao salbutamol, a WADA modificou os intervalos de tempo de administração diários para 600 microgramas em oito horas, a partir do momento em que qualquer dose é tomada. Anteriormente, recomendava-se a administração de 800 microgramas em 12 horas. A alteração visa reduzir o risco de qualquer potencial AAF surgir após a administração de altas doses de uma só vez. A dose diária total permitida de salbutamol permanece em 1.600 microgramas ao longo de 24 horas.

Proibição de peptídeo


Pela primeira vez, uma substância foi incluída pelo nome na seção de substâncias não aprovadas (S0) da Lista. A substância é o BPC-157, um peptídeo experimental vendido como suplemento. Ele foi incluído na Lista 2022 após uma recente reavaliação de seu status.

A Lista Proibida 2022 da Agência Mundial Antidoping pode ser obtida em PDF no site oficial da WADA. Além da lista, a agência também disponibiliza para download o Resumo das Principais Modificações e Notas Explicativas de 2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *