31/01/2011

Como eliminar o mau odor das axilas


Durante o verão o calor faz com que nosso corpo transpire mais afim de regular a temperatura interna do corpo. As glândulas sudoríparas, que são bastante numerosas nas axilas, são as responsáveis pela produção do suor, que não possui cheiro algum.

Em dias de calor as axilas tornam-se os locais preferidos para proliferação de bactérias e fungos, pois ficam mais úmidas devido à produção de suor e mais quentes em razão do aumento da temperatura corporal. O resultado disso é o surgimento do mau odor, popularmente chamado no Brasil de cecê.

Como acabar com o mau cheiro?

Uma boa higienização nas axilas já elimina o problema. Confira a seguir algumas medidas eficazes para combater o mau cheiro:

  1. Ao tomar banho lave suas axilas com sabonete neutro. Para isso use uma esponja macia e faça movimentos circulares. Evite usar sabonete anti-bacteriano, pois remove a proteção natural da pele.
  2. Depois do banho seque bem as axilas com a toalha. Isso evitará que haja umidade suficiente para as bactérias se proliferarem.
  3. Use desodorantes de bastão e roll-on que ajudam a hidratar a pele. Evite usar desodorantes líquidos à base de álcool, pois ressecam a pele.

Uma solução caseira para acabar com o mau cheiro das axilas é esfregar meio limão com uma colher de chá de bicarbonato de sódio. O limão deixa a axila ácida tornando-a um ambiente inadequado para a proliferação de bactérias e fungos. O bicarbonato de sódio reage com o suco de limão neutralizando a sua acidez. Essa dica também pode ser usada para tirar o mau odor impregnado nas roupas.

Como evitar o mau cheiro?

Para evitar ficar com mau odor nas axilas siga as orientações:

  1. Use camisas de fibras naturais como algodão. Evite usar roupas feitas de tecidos sintéticos que aumentam a temperatura corporal. Dê preferência para as camisas sem manga que permitem o corpo transpirar mais facilmente.
  2. Beba bastante água, coma frutas, verduras, legumes e cereais integrais.
  3. Evite comer alimentos condimentados com alho, cebola, pimenta, curry que agravam o odor corporal.
  4. Sempre tome uma ducha após fazer exercícios físicos lavando as axilas com sabonete neutro e secando-as com a toalha.
  5. Apare os pêlos das axilas. Isso ajuda a diminuir a proliferação de bactérias e fungos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *