27/01/2011

Matheus Galvão conta como ganhou 14kg em sete meses de musculação.



Matheus Nogueira Galvão, 14 anos, 1,77m de altura é um rapaz fissurado em malhação. Ele nasceu 08 de maio de 1996 em Campo Grande - Mato Grosso do Sul, onde vive até hoje. Graças à sua determinação, em sete meses de academia ele ganhou 14 kg de massa corporal, um resultado surpreendente.

Antes de entrar para a academia ele era criticado por ser magro demais: “Era chamado de palito. Eu não gostava de como me sentia”, disse. Desde os sete anos de idade Matheus pratica natação.  Aos nove anos ele começou a participar de competições, mas esse ano, aos 14 anos, parou para poder se dedicar à sua nova paixão: a musculação.

Treino

Incentivado pelo seu técnico de natação para aumentar sua resistência física Matheus começou a fazer aulas de musculação aos 14 anos, pesando 51 kg. No começo ele disse que não levava a malhação a sério, pois temia ficar mais magro do que já estava. Ele ia pouco para a academia. Treinava apenas duas vezes por semana. Dedicava-se mais à natação, exercitando-se cinco vezes por semana.

Mas nas férias de junho de 2010 Matheus começou a se dedicar mais à musculação e passou a não faltar em mais nenhum treino. Ele disse que até chegou a fugir dos treinos de natação para ir para a academia malhar escondido. Aos poucos foi perdendo o gosto pela natação e passando a se interessar mais pela musculação. No final do ano de 2010 ele saiu de vez da natação.

Seus pais não o incentivaram a entrar para a musculação. Acharam-no muito novo para puxar ferro. Mas ele recebe apoio de dois amigos que também praticam musculação com disciplina. Matheus começou a treinar gradativamente até chegar a malhar cinco vezes por semana. Começou a sentir os primeiros resultados visíveis em outubro de 2010.

Na academia ele gosta de fazer exercícios como remada curvada para as costas, supino inclinado com halteres para o peitoral e leg 45 para as pernas. Ele disse que muda seu treino a cada mês. Atualmente Matheus pesa 65 kg, possui 35 cm de bíceps, 77 cm de cintura, 54 cm de coxa e calça 41. Ele disse que até março deste ano pretende alcançar 36,5cm de bíceps.

Matheus com 51 kg praticando natação e hoje com 65kg, resultado da musculação.

Alimentação

Em setembro de 2010 Matheus procurou a orientação de uma nutricionista para elaborar uma dieta apropriada para ganhar peso. Em pouco tempo parou de seguir a dieta, pois achou que já estava ficando “fraca” para ele: “Parei de seguir a dieta da nutricionista porque estava fraca já... Com meu ganho de peso senti que precisava de mais calorias, mais proteínas e tal... Aí fui pesquisando uns alimentos, e incluindo no dia a dia.”

Assim Matheus passou a montar a sua própria dieta. Ele cita alguns alimentos que ingere e que estão dando bom resultado para ganhar peso: pão integral no café da manhã, dois peitos de frango após o treino e batatas inglesas com claras de ovos e azeite, à noite.

Matheus diz que hoje está comendo muito para ganhar peso. Ele treina às seis horas da tarde. Quando chega do treino ele toma suplementos à base de creatina, proteína e maltodextrina. Trinta minutos depois ele come claras de ovos fritas com atum. Três horas depois ele janta. E depois mais tarde ele ainda faz mais uma refeição leve: dois pães integrais com peito de peru e queijo e 300 ml de leite. Mas essa não é uma dieta fixa. Ele disse que está sempre variando a dieta quando enjoa de comer algum alimento.

Matheus come e treina muito para ganhar massa magra.

Ele começou a tomar suplementos por vontade própria, sem receber nenhuma orientação profissional. Mas ele diz que se informou muito bem sobre os suplementos antes de tomá-los: “Bom, eu pesquiso muito. Eu basicamente quando não estou treinando estou pesquisando treinos, dietas, suplementos. Sou fanático. Então eu sei o que eu posso tomar, e o que ainda não esta na hora”.

Auto-estima

Matheus disse que quando começou a perceber os resultados da musculação sua auto-estima mudou. Seus familiares dizem que ele está maior, forte. Ele se sente mais confiante ao receber os elogios das pessoas. Mas ele disse que se não se acha um cara melhor por ter um corpo melhor: “Sabe, não sou um cara que se acha por ter um corpo melhor. Não me acho melhor que ninguém”.

Ele gosta de uma frase em inglês que serve de incentivo para ele: “Get big or die trying” que traduzido significa “Fique grande ou morra tentando”.

Matheus disse que busca inspiração para ficar forte em alguns fisiculturistas como Arnold Schwarzenegger e Frank McGrath. Em seu caderno escolar Matheus gosta de fazer desenhos de fisiculturistas como Larry Scott que servem de modelo e inspiração para ele.

Desenho de Larry Scott no caderno de Matheus.

Ele é um aluno adiantado na escola. Já está cursando o segundo ano do ensino médio e pensa na possibilidade de fazer faculdade de administração para um dia cuidar dos negócios de seu pai.

Ao finalizar a entrevista pedimos a Matheus que deixasse uma mensagem de incentivo para aqueles que estão começando a malhar agora e desejam ter um corpo sarado: “Não desistir. Na musculação não existe resultado rápido, como em outras coisas também. Apenas tenha calma, coma bem, treine bem e descanse bem e os resultados virão”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *