04/04/2011

Altair Heinz emagreceu 20 quilos antes de ganhar peso com a musculação



Altair Heinz Junior é um jovem de 15 anos que possui 1,82m de altura, 72kg e tem muita garra e determinação. Em busca do corpo sarado ele fez uma dieta severa e perdeu cerca de 20 quilos em um mês. Desde então ele começou a malhar e ganhou sete quilos em dois meses e meio.

Altair nasceu em 28 de março de 1995 em Jaraguá do Sul, no Estado de Santa Catarina. Ele conta que resolveu entrar para a academia porque não estava mais satisfeito com o seu corpo. Ele não suportava mais as piadas que seus amigos faziam a respeito do seu físico avantajado.

Sua mãe foi a primeira pessoa a incentivá-lo a malhar. O fato de sua mãe ter conseguido alcançar bons resultados com a malhação convenceu Altair a entrar para a academia. Como não podia treinar no mesmo horário que sua mãe, Altair chamou seu amigo para treinar com ele.


A primeira experiência com a musculação

Em setembro de 2010 Altair entrou para a academia. Ele pesava 85 quilos e seu objetivo principal era emagrecer. Ele e seu amigo iam juntos para a academia e ambos tinham um treino parecido.

Ele praticou musculação até meados de novembro do mesmo ano, mas conta que seu treino “não resultou em nada”. Depois de completar dois meses e meio de academia Altair esperava notar alguma mudança significativa em seu corpo, mas isso não aconteceu. Enquanto Altair via que seu amigo estava emagrecendo, ele não conseguia perder peso algum. Inconformado com a situação ele resolveu abandonar a musculação. Seu amigo continuou a malhar, mas depois de um mês ele também abandonou a academia, pela falta da companhia e apoio de Altair.


Plano B: a dieta de restrição calórica

Mas Altair não desistiu de seu objetivo de emagrecer. Em vez de malhar ele decidiu fazer uma dieta de restrição calórica: “Cortei os doces, refrigerante e gordura animal”, disse. Altair seguiu essa dieta por um mês, de 11 de dezembro de 2010 até 11 de janeiro de 2011. Com a dieta Altair obteve um excelente resultado em curto prazo: ele perdeu cerca de 20 kg!

A dieta de restrição calórica de Altair foi severa. Ele passou a comer pouco reduzindo assim a ingestão de carboidratos e proteínas. Seu café da manhã era um copo de café de 100ml com apenas uma bolacha salgada. No almoço ele comia apenas uma pequena porção de arroz com feijão acompanhada de um copo de água! No lanche da tarde, comia mais quatro bolachas salgadas. No jantar se alimentava de um pão com presunto e um copo de café de 100 ml. Ele disse que variava o cardápio de vez em quando, mas sempre comendo pouco. E o mais interessante é que ele não sentia fome. Ele comia apenas o necessário para se sentir saciado.

Essa não é uma dieta que qualquer pessoa pode fazer. Nem é a mais recomendada. Nosso organismo necessita de quantidades equilibradas de carboidratos, proteínas, gorduras, fibras e de vitaminas, presentes em frutas, verduras e legumes, que são essenciais para seu bom funcionamento. Ao perceber isso Altair parou com a dieta e voltou a comer normalmente.


De volta à musculação

Com a perda de 20 quilos Altair ficou com a pela flácida. Com o corpo mais magro e em busca de um corpo sarado Altair decidiu voltar para a academia. Com 65kg ele voltou a praticar musculação em janeiro de 2011. Ele mudou sua alimentação. Passou a ingerir mais proteínas para ganhar musculatura. Já no primeiro mês ele conseguiu ganhar cinco quilos e desde então tem intensificado o seu treino gradativamente para alcançar o objetivo de ter um corpo tão sarado quanto o do fisiculturista norte-americano Frank McGrath, que lhe serve de modelo de inspiração. Altair não deseja ter o corpo enorme de Frank, mas apenas ter musculatura o suficiente para se tornar um modelo de fitness, um sonho que espera um dia realizar.

O fisiculturista Frank McGrath serviu de modelo de inspiração para Altair

Para ter o corpo sarado tão sonhado Altair treina de segunda a sexta-feira cerca de uma hora e meia na academia. Ele recebe orientação profissional do professor Juliano, que acompanha o seu treinamento e lhe dá muitas orientações. Veja a seguir um vídeo que mostra como é o treino de Altair Heinz:


Treino de Altair Heinz. Gravado em 25/03/11

Altair incrementa a sua alimentação com suplementos à base de proteína, carboidrato e creatina. Com o treino, alimentação balanceada e suplementação ele chegou à metade do segundo mês de musculação pesando 72kg - sete quilos a mais do que quando entrou no início do ano e com ganho total de 37,5 cm de bíceps.

Altair em setembro de 2010, antes de entrar na academia, e em março de 2011
 depois de entrar para a academia, vestindo uma calça da época em que pesava 85kg.

Desde janeiro de 2011 Altair já ganhou 37,5 cm de bíceps

Garra e determinação

Aqueles que conheciam Altair desde a infância hoje o enxergam de uma forma diferente. Altair disse que não mudou seu jeito de ser com as pessoas que conhece só porque emagreceu: “Não digo que virei uma outra pessoa... mas meu corpo mudou”.

Altair encarou o desafio de emagrecer e agora mantém a mesma determinação para ficar com o corpo sarado: “Se for pra fazer academia tem que ser 100% e não 70% entende” enfatizou. Ele ainda salientou que achou mais fácil emagrecer do que ganhar peso novamente com a musculação: “Achei mais difícil ganhar peso depois que emagreci”.

Se na infância ele recebia críticas de seus colegas por ser gordinho hoje ele pode se orgulhar de ter conseguido emagrecer e de ter um corpo em forma. E assim ao final da entrevista ele deixa suas palavras de encorajamento para aqueles que estão em busca de um corpo sarado e saudável: “Não desista do seu treino, seja hipertrofia ou aeróbico, e nunca se esqueça desses três elementos: dieta, descanso e treino”.

"Não digo que virei uma outra pessoa... mas meu corpo mudou"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *