25/04/2011

Easy Gym é a primeira academia da Espanha a oferecer musculação para clientes nus

Nudistas fazendo musculação na Easy Gym, na cidade espanhola de Arrigorriaga

Créditos: Sarah Rainsford
BBC News, Madrid
Texto adaptado

Para escapar da crise econômica a academia Easy Gym, localizada na cidade espanhola de Arrigorriaga, adotou uma estratégia bastante inusitada para aumentar seu número de clientes: tornou-se a primeira do país a abrir suas portas para oferecer musculação para o público naturista.

A dona da academia, Merche Laseca, disse que a estratégia foi uma solução encontrada durante a crise econômica para aumentar a clientela da academia: “Com a crise, notamos que havia menos pessoas usando a academia”, disse.

Merche Laseca, que não é adepta do nudismo, disse que pesquisou  antes de tomar a decisão, que foi influenciada pelo fator financeiro: “Não sou um nudista, embora não tenha problemas com isso. Mas essa iniciativa tem a ver com dinheiro.”

Quando pesquisou sobre os serviços existentes na região para o público naturista, ela descobriu duas piscinas locais que já ofereciam sessões mensais para pessoas despidas.

Também descobriu a existência de um evento anual naturista que ocorre na cidade próxima de Sopelana: uma corrida de nudistas na areia.

Merche ainda constatou que existem pelo menos 12 praias naturistas na região basca da Espanha, onde Arrigorriaga se encontra, e muitas outras no resto da costa espanhola. Daí não teve mais dúvidas em abrir as portas de sua academia para os peladões.


Os prós e os contras

Maite Vicuna presidente da Associação Naturista Basca foi uma das primeiras clientes a eperimentar a novidade. Ela correu nua na Easy Gym na última semana e aprovou a idéia: “Sempre estamos interessados em novas atividades”, disse. Maite ainda defendeu a idéia de que “Fazer esporte sem roupas é natural – e muito mais confortável”.

Mas existem pessoas que pensam de modo contrário: correr sem roupa pode não ser tão agradável assim. E fazer exercícios em aparelhos de ginástica, menos ainda. Idoya Echevarria, dono de uma academia em Bilbao se mostrou desfavorável ao novo conceito e explicou seus motivos: “Cada um, cada um, mas acho que essa é a coisa mais anti-higiênica do mundo. São suas roupas que absorvem o suor quando você malha. Então para onde vai todo o suor, se você está nu? Para as máquinas? O chão? Ou para a pessoa a seu lado?”

Mas a proprietária da Easy Gym nega que a sua proposta seja impraticável: “Ser um naturista não significa ser burro. Se uma mulher precisar, ela pode vestir um top”, diz Merche Laseca. “Mas há ciclismo, levantamento de peso e aparelhos: há muita coisa que pode ser feita nu”, completou.

Quanto à questão da higiene levantada por Idoya, a Easy Gym diz que provê toalhas para o conforto e prevenção de escorregões de seus clientes nos equipamentos.

Mas parece que os esforços da Easy Gym em expandir sua clientela não obtiveram grande êxito. Mesmo após toda a pesquisa realizada, a dona da academia se decepcionou com a pequena procura na sessão inaugural: apenas quatro naturistas apareceram.

“Mas as pessoas que vieram aproveitaram”, diz Maite. Mesmo tendo alcançado um retorno muito aquém do esperado, a academia ainda continuará a expandir seus serviços para o público nudista. A partir de maio, a academia ampliará o horário de atendimento para clientes nus aos sábados à tarde e aos domingos. E um professor já foi contatado para oferecer aulas de yoga ao público despido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *