18/05/2011

O que fazer para perder a barriguinha indesejada?

Nem os famosos escapam da temível barriguinha: O ator Murilo Benício
flagrado com uma barriguinha bem saliente em 04/02/2011 em praia do Rio

Pergunta do internauta: "Oi boa tarde! Estou malhando há 2 meses porém não perco de jeito nenhum a gordurinha do abdômen. As minhas pernas estão ficando bem discretamente definidas, mas a barriga nao fica legal de jeito nenhum. Corro 30 min todos os dias e faço musculaçao 3 vezes na semana. O que eu faço? Beijos!" Angélica.

A barriguinha é provocada por um acúmulo de gordura visceral na circunferência do abdômen.

É importante lembrar que a prática da corrida ou da caminhada, no mínimo 30 minutos por dia e três vezes por semana, aliadas a musculação, é fundamental para a perda dessa gordura indesejada.

A maioria das pessoas se matam fazendo muitas séries de exercícios abdominais acreditando que assim irão perder suas barriguinhas. Isso é um grande mito! Os exercícios abdominais fortalecem a parede abdominal e contribuem de uma forma mínima para a redução de gordura, devido ao gasto energético que a atividade exige. Não são apenas os exercícios abdominais que contribuem para a perda de gordura do corpo. É o somatório de vários tipos de exercícios físicos que faz a diferença no final das contas.

Para perder a barriguinha o gasto energético de uma pessoa deve ser superior a quantidade de calorias que ela ingere em um dia. Por isso é importante aliar a musculação a outras atividades físicas para aumentar o gasto energético, forçando o organismo a queimar as gordurinhas indesejadas.

Cerca de 97% das pessoas engordam e criam barriguinha por que comem mais do que deveriam. Se você está com barriguinha é sinal de que está se alimentando mais do que o necessário.

Apenas 3% das pessoas engordam não porque comem em excesso, mas porque possuem algum tipo de alteração hormonal no organismo provocada por doenças como diabetes, hipotireoidismo, hipertireoidismo e dislipidemia. Por isso se você é uma pessoa obesa e não consegue parar de engordar é recomendável procurar um endocrinologista para fazer exames a fim de verificar se você possui alguma dessas doenças que afetam o metabolismo do corpo.

O país todo acompanha o programa de exercícios de Zeca Camargo,
apresentador do Fantástico, para perder peso e a barriguinha

Além do exercício físico é fundamental cuidar da alimentação. Você precisa se livrar da gordurinhas não apenas nos exercícios, mas também na alimentação. Corte os excessos de gordura, fritura, doces, refrigerantes (sim!) e excesso de sal (conservas e embutidos, por exemplo, que retêm  líquidos no corpo deixando-o mais inchado).

Aumente o consumo de frutas, verduras e legumes. Alimente-se também de alimentos ricos em fibras (aveia, linhaça, gergelim, por exemplo) e não se esqueça de beber bastante líquido durante o dia.

Fracione suas refeições. Não coma muita quantidade de alimentos de uma só vez. A maiorias das pessoas tem o hábito de comer muito apenas no café-da manhã, almoço e jantar, o que favorece o acúmulo de gordura na região abdominal. Faça refeições pequenas a cada três horas. Isso ajuda a manter acelerado o metabolismo do corpo, o que favorecerá a queima de gordura abdominal.

Outro mau hábito que a maioria das pessoas possuem é de comer muita quantidade de alimentos durante a noite e ir dormir sem dar tempo suficiente para o organismo fazer a digestão completa. Isso a longo prazo ajuda a acumular o depósito de gordura, principalmente na região abdominal. Por isso não durma de barriga cheia. Faça refeições mais leves durante a noite.

Lembre-se: se você ingere mais calorias do que gasta, seu corpo irá armazená-las em forma de gordura no corpo, na região do abdômen, criando assim a barriguinha. Até a próxima!


Nutricionista: Tâmara Ferreira
Professor de Educação Física: Tony Granjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *