20/11/2012

Esqueça o número de repetições e tenha treinos mais eficientes!

O treinamento deve levar em conta a particularidade de cada pessoa


Guilherme de Jesus exibe o físico sarado com 7,3% de gordura corporalInfelizmente, o que mais se vê nas academias do Brasil são treinadores que passam séries prontas e mastigadas para indivíduos com corpos e genética totalmente diferentes. Muitos simplesmente recomendam 3 séries de 10 repetições para hipertrofia.

Essa é uma triste realidade, pois esses indivíduos nunca atingirão os seus objetivos. Como consequência, vem o desinteresse pelo exercício físico e o abandono do treino.

Um dos princípios do treinamento, e acredito que seja o mais importante, é a individualidade biológica, ou seja, o que é bom para mim pode não ser bom para outra pessoa.

Portanto, ao se montar um programa de treinamento, esse princípio não deve ser esquecido. Deve-se levar em consideração a genética do indivíduo, assim como a sua rotina, alimentação, e nível de estresse, uma variável importante.

Existem dias em que o treinador se depara com seu atleta ou aluno em condições anormais, devido a problemas enfrentados em sua rotina. Isso afeta o seu rendimento durante o treino, fazendo com que ele não treine com a mesma frequência que está adaptado, devido ao nível de estresse. Fora isso, existem outros fatores que podem retardar a compensação que o corpo faz para se adaptar ao estímulo causado pelo treinamento até atingir a homeostase.

Mas voltando ao treinamento e a contagem das repetições, se cada indivíduo é diferente do outro, o seu treino também deve ser diferente e atender ao seu objetivo específico.

A melhor maneira de se fazer isso é esquecer a contagem das repetições, pois a quantidade x de repetições que uma pessoa faz pode ser a falha total, mas para outra pode ser um trabalho submáximo (sem falha da musculatura).

Eu mesmo costumo usar o método da falha total, ou seja, faço um exercício até não conseguir realizar mais nenhuma repetição. Tenho obtido grandes resultados com esse método de treino tanto para a hipertrofia quanto para definição muscular.

Livre-se das contagens e tenha um treino mais eficiente! Na próxima matéria falarei sobre o meu treino de musculação. Se tiver alguma dúvida, deixe seu comentário abaixo ou mande um e-mail. Até a próxima.

Guilherme de Jesus
Proprietário da Academia Body Company
Endereço: Rua Tapuias 1076, Bairro Esplanada, Chapecó-SC
Telefone: (49) 3322-6272

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *