14/12/2012

Massagem ajuda a reduzir gordura localizada?

Apesar de não diminuir medidas, a massagem traz benefícios ao corpo


Massagem - Foto: Vitality Centre

A massagem não tem capacidade de quebrar as células gordurosas e, portanto, não consegue eliminá-las. Não há estudos que comprovem tal realização. O que acontece é uma pequena mobilização temporária do tecido adiposo, o que dá a impressão de redução das medidas.

Embora a massagem redutora não acabe com a gordura localizada, ela promove uma melhora da circulação, do metabolismo e aumenta a oxigenação das células, mas seus resultados são mais eficazes quando associados a dieta e exercícios físicos.

Treino, dieta e repouso formam a tríade perfeita, eu acrescento aí a massagem, ela tem o seu lugar!

A grande verdade é que temos a tendência de recorrer ao caminho mais cômodo e ser a favor da teoria do menor esforço. Sorry, nesse caso será em vão as suas manobras. Ficar deitada em uma maca para receber uma massagem não vai levar você a lugar nenhum se o seu treino não for de rachar e a sua dieta de arrasar!

O objetivo da massagem "moderadora" é mobilizar os tecidos, melhorando a troca metabólica ente eles. Ela ajuda a diminuir o edema, já que ativa a circulação sanguínea e linfática, além de acelerar a eliminação de toxinas. Essas massagens também oxigenam os tecidos, estimulando a produção de fibroblastos e, conseqüentemente, de colágeno.

Se o seu objetivo é enxugar o corpo, a massagem pode sim lhe ajudar. Entretanto, se for feita de maneira inadequada, com pressão exagerada, pode ter efeito contrário. Se feita no sentido oposto às fibras musculares, pode causar flacidez naquele tecido, rompimento de micro-vasos, dor e edema, além de estimular a disseminação de bactérias ou agente agressor em um quadro infeccioso ou inflamatório.

Pior do que isso tudo, ao invés de melhorar a circulação, a massagem pode ainda causar celulite - se for realizada com pressão muito forte. Manchas roxas no corpo após uma sessão é um sinal de que a pressão deve ser diminuída ou a prática interrompida.

Então, pare de achar lindo sair toda roxa da massagem... Please?! Procure um profissional habilitado e desfrute dos benefícios de mais um aliado para conquistar um corpo ideal!

Ludpersonal
Proprietária da FitHouse - Studio de Personal
QI 19, Lago Sul - Brasília
Cel: (61) 9805-5589
Facebook: Ludmila Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *