13/02/2013

Campeã, Vila Isabel comemora terceiro título no Grupo Especial do Rio

Carlinhos de Jesus, Sabrina Sato e integrantes da escola de samba comemoraram a vitória na quadra da escola


Integrantes da Vila Isabel erguem o troféu e comemoram a vitória com champagne. Foto: Tânia Rêgo/ABr

Vladimir Platonow
Agência Brasil

A quadra da Unidos de Vila Isabel está lotada para a comemoração do terceiro título da escola de samba. Mais de cinco mil pessoas cantam, desde o anúncio do resultado, o enredo "A Vila canta o Brasil, celeiro do mundo: água no feijão, que chegou mais um", que falou sobre a vida no campo e uniu a cultura do samba à moda de viola do agricultor brasileiro para celebrar a grande festa da colheita.

A Avenida Boulevard 28 de Setembro foi interditada para o trânsito de veículos para permitir que a comunidade do tradicional bairro da zona norte, onde nasceu o compositor Noel Rosa, possa comemorar a conquista.

O coreógrafo e dançarino, Carlinhos de Jesus, foi um dos responsáveis pela vitória da azul e branco. “Carnaval é arte. É o desenho de uma Rosa Magalhães [carnavalesca da escola], que faz a diferença. É a garra da comunidade, um samba-enredo maravilhoso. Não tinha como não ser campeã.

A apresentadora Sabrina Sato também mostrou que tem samba no pé. A beldade, que desfila como rainha de bateria pela escola desde 2011, entrou no sambódromo com uma fantasia de pássaro azul, com aplicações de cristais Swarovski.

Um dos responsáveis pelo samba que encantou a Sapucaí foi o compositor Tonico da Vila, filho de Martinho da Vila, que este ano completou 75 anos. “A escola foi totalmente incontestável. Dedico este título a todos os fundadores que já estão no andar de cima. Nossa comunidade é muito boa. A Vila Isabel merece cada minuto desta festa”, disse Tonico da Vila.

Enquanto a maioria dos integrantes da escola sambava na quadra, alguns levantavam as mãos ao céu, do lado de fora, como forma de oração, como o coordenador de ala Lauber Alves. “Primeiramente, eu agradeço a Deus. Este título para mim é tudo. São anos de dedicação e dando duro aqui no barracão, correndo atrás de tudo. Mas hoje é o nosso dia. A Vila Isabel é campeã, finalmente.

Para Euza Borges, que desfila na escola há 32 anos, a vitória este ano era certa. “É o reconhecimento de um grande trabalho, da dedicação de toda uma comunidade. Eu nunca tive dúvida que este ano ganharíamos o título. O nosso trabalho só nos levava à certeza da vitória".

O primeiro título da Vila no Grupo Especial foi em 1988, quando o enredo homenageou o herói negro Zumbi dos Palmares. O segundo foi em 2006, sobre a integração histórica e cultural da América Latina.

Integrantes da Vila Isabel durante a apuração dos votos
Foto: Tânia Rêgo/ABr

Integrantes da Vila Isabel erguem o troféu da vitória no carnaval de 2013
Foto: Tânia Rêgo/ABr

Carlinhos de Jesus abraça Sabrina Sato
Foto: Vladimir Platonow/ABr

Sabrina Sato e Carlinhos de Jesus comemoram com a bandeira da Unidos de Vila Isabel
Foto: Vladimir Platonow/ABr

Quadra da Vila Isabel comemora o título de campeã
Foto: Tânia Rêgo/ABr

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *