01/02/2014

Alex dos Anjos é penalizado pela IFBB e fica de fora do Arnold Classic 2014

Fisiculturista não pode participar de competições por um ano. Ele descumpriu regra que proíbe atletas de participarem de competições em outras federações de culturismo


O fisiculturista Alex dos Anjos. Foto: Reprodução

O fisiculturista Alex dos Anjos, 35 anos, descumpriu uma regra estabelecida pela Federação Internacional de Fisiculturismo e Fitness (IFBB) que proíbe seus atletas filiados de participarem de competições em outras federações. A norma, aprovada em 2009 em um Congresso Internacional, determina que "todo atleta ou oficial que participou em uma competição ou evento não autorizado pela IFBB será suspenso por um período de até um ano".

Alex, que é patrocinado pela Probiótica, entregou prêmios em competições de fisiculturismo realizadas pela NABBA (Associação Nacional de Fisiculturistas Amadores) e patrocinadas pela marca de suplementos. Como resultado, o atleta foi punido pela IFBB de participar de competições da federação em nível nacional e internacional pelo período de um ano. A notícia foi recebida às vésperas de sua participação no Arnold Classic 2014, que acontece entre os dias 27 de janeiro e 2 de fevereiro, em Ohio, nos EUA.

Alex, que foi campeão na categoria Amador 90 kg do Arnold Classic 2013, fazia planos de obter um novo título na mesma competição. "Estava determinado a buscar o título de Campeão Overall para o Brasil. Lamento muito por isso, pois já estava praticamente pronto para ser campeão", desabafou em uma rede social.

Protesto


Nas redes sociais, amigos e atletas próximos de Alex manifestaram seu desagrado e criaram um abaixo assinado contra a medida punitiva. Até o momento, mais de duas mil pessoas assinaram uma petição em favor do fisiculturista. O objetivo é colher três mil assinaturas e encaminhá-las à IFBB na esperança de reverter a situação.

Braulio França Mendes Pinduca, presidente da IFBB-SP, falou sobre o assunto: "Regra é feita para ser cumprida! Vale para todos os atletas que competem na IFBB. Existem outros atletas suspensos pelo mesmo motivo na IFBB. O atleta Alex dos Anjos e seu treinador foram informados sobre esta regra após o Arnold Ohio 2013 quando a Nabba colocou ele no cartaz do campeonato. Um atleta IFBB não pode se envolver de nenhuma forma com outra entidade do esporte ou evento não chancelado pela IFBB".

Alex dos Anjos aparece em um banner da NABBA. Norma da IFBB proíbe envolvimento de atletas em
competições de outras federações. Foto: Reprodução

Um comentário:

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *