01/01/2017

Miss e Mister Brasil 2016 falam sobre beleza e atitude em entrevista inédita

Mayrane Barbosa e Willian Herculano falam sobre conquista de título de beleza nacional


Mayrane Barbosa e Willian Herculano, Miss e Mister Brasil 2016 - Foto: Salani Antônio

Eleitos em dezembro do ano passado a mulher e o homem mais bonitos do País, Mayrane Barbosa e Willian Herculano representam um novo padrão de beleza projetado no concurso Miss e Mister Brasil 2016.

A mineira de 22 anos, 1,80 m e 65 kg é a segunda Miss Brasil negra da história do concurso, que acontece desde 1932 e é reconhecido pelo Sindicato Pró-Beleza. Sua vitória representa uma clara afirmação da diversidade da beleza da mulher brasileira e uma libertação dos padrões de beleza estrangeiros que incidem sobre o universo da moda no país.

Muito além de um homem bonito e sarado, o enfermeiro paulista de 25 anos, 1,85 m e 85 kg mostra o "verdadeiro conceito do que é ser um Mister Brasil" em apenas cinco minutos de conversa e procura despertar nas pessoas a beleza interior que existe dentro delas.

Ambos investiram fundo na carreira de modelo e perseguiram o título de beleza mais cobiçado do país com muito sacrifício e perseverança. Eles tiveram que se enquadrar em rígidos padrões de beleza para conquistarem a coroa da vitória, mas sem deixar de lado seus valores pessoais na busca pela concretização de seus objetivos.

Em entrevista inédita concedida ao Sarados do Brasil, a Miss e o Mister Brasil falam sobre os desafios que enfrentaram para alcançar a vitória e mostram como a beleza e a atitude devem caminhar de mãos dadas.

Entrevista


01 - Olá Willian e Mayrane. Parabéns pela vitória no concurso. As pessoas estão curiosas para saberem quem são a Miss e o Mister Brasil 2016, então contem um pouco sobre a origem de vocês.

Mayrane: Eu nasci em Minas Gerais. Passei um longo período na casa da minha irmã, em Nova York. Atualmente, moro em Jaboticabal, no interior de São Paulo.

Willian: Eu cresci na zona leste de São Paulo, mas atualmente moro em Mogi das Cruzes. E acho que foi isso que me fez dar valor às coisas que estão a nossa volta, mas estamos com pressa demais para reparar e com muitos problemas, achando que o nosso problema é o pior. Vi a carência de pessoas que precisam de mais atenção e carinho. E isso me formou um homem com sede de fazer a diferença. Estava cansado de ver ninguém fazer nada. E sei que sendo Mister Brasil posso começar a sonhar com essa mudança.


02 - Falem um pouco sobre a trajetória de vida de vocês até serem coroados Miss e Mister Brasil 2016. Quantos concursos de beleza vocês participaram e quantas faixas já conquistaram?

Mayrane: Comecei muito cedo a carreira de modelo e participei de vários concursos de beleza. No início, competia em concursos pequenos. Eu me lembro que concorri para ser rainha de rodeio da minha cidade. Aos 18 anos, fui candidata a Gata do Paulistão 2013, mas vi que não tinha perfil adequado. Passei então a trabalhar como modelo de passarela e conheci os concursos de miss. Já fui eleita Miss Jaboticabal 2014, fui finalista do Miss São Paulo Be Emotion 2015 e do Miss Brasil Estudantil.

Willian: Desfilo desde os seis anos de idade. Desfilava para uma marca infantil da Xuxa chamada "Bicho Comeu". Com o passar do tempo, acabei a escola e ingressei na faculdade. Me graduei em enfermagem e consecutivamente me pós graduei, pois sempre quis ajudar o próximo.

Na faculdade, um olheiro me viu e me convidou para participar de um concurso de beleza. Fiquei em segundo lugar, mas sofri uma decepção por se tratar de algo fraudulento, pois era pra eu ter ganhado sem qualquer trapaça. Desanimei dos concursos e segui em frente como enfermeiro.

Dois anos depois, conheci o Thiago Michelasi que me deu a oportunidade de participar da versão original do Mister Brasil. Ao contrário do outro concurso, tinha contrato então achei confiável. Me empenhei. Me preparei muito. E consegui realizar o sonho de ser Mister Brasil de forma justa e honesta, mas com muito sacrifício, suor e lágrimas, mantendo sempre Deus à frente de tudo.

Willian Herculano, Thiago Michelasi e Mayrane Barbosa - Foto: Salani Antônio
"Consegui realizar o sonho de ser Mister Brasil de forma justa e honesta."


03 - Willian, você ficou muito emocionado ao ser anunciado o Mister Brasil 2016. Que sentimentos vieram a sua cabeça naquele momento? Que significado tem esse título para você?

Willian: Sim, chorei muito, pois era um sonho meu. Certos sonhos, às vezes, são dolorosos, mas são esses sonhos que mais valem à pena. Naquela hora em cima do palco, passou pela minha cabeça cada suor que derramei, cada refeição que fazia sem poder errar, cada pessoa que esteve ao meu lado. E mesmo antes de ser coroado, já consegui influenciar pessoas e amigos através de mensagens que quis passar. Sonhe, lute e vença, mas sempre escolha o caminho certo, sem passar por cima de ninguém. Porque quando é para ser seu, o Cara lá de cima já marcou o dia. Então corra atrás do seu sonho e não se preocupe com as críticas. Foque somente no seu objetivo.

Ser Mister Brasil pra mim é bem mais que ganhar um concurso. É uma responsabilidade e um compromisso de assumir mudanças no quesito beleza a fim de trazer benefícios através de atitudes perante a sociedade. Não falo só da beleza física, mas também da interior. Mostrar que não sou só algo bonito de se ver. Posso oferecer bem mais. Só me dê cinco minutos de conversa e lhe apresento o verdadeiro conceito do que é ser um Mister Brasil.

Willian Herculano chora ao lado da apresentadora Gilmelândia ser anunciado Mister Brasil 2016. Foto: Renato Abate
"Chorei muito, pois era um sonho meu. Certos sonhos, às vezes, são dolorosos."


04 - Mayrane, você foi eleita a segunda Miss Brasil negra da história do concurso, que acontece desde 1932. Como você enxerga essa vitória tendo em vista que foi um grande reconhecimento da diversidade da beleza da mulher brasileira?

Mayrane: Eu ainda fico eufórica, feliz e muito emocionada ao me recordar daqueles momentos emocionantes que marcaram a minha vida, nunca me esquecerei deles. Eu tive fé. Apesar das dificuldades e da desigualdade social que ainda nos afronta, é uma honra ser negra e poder representar a minha cor. É maravilhoso saber que existem pessoas que acreditam em você e não se importam com a cor da sua pele. Eu acredito na mudança, acredito que um dia essas adversidades deixarão de existir. Vou honrar a minha coroa, a minha faixa, com meus atributos, não somente com a beleza, pois não sou constituída somente de beleza.

Eleita Miss Brasil 2016, Mayrane Barbosa se emociona no palco do concurso. Foto: Salani Antônio
"É uma honra ser negra e poder representar a minha cor."


05 - Vocês fizeram muitos sacrifícios para se apresentarem em boa forma no concurso. Na opinião de vocês, o título de Miss e Mister Brasil impõe uma certa obrigação de ter e manter um corpo perfeito? A beleza física fica sempre em primeiro lugar?

Mayrane: A beleza física é algo que conta muito nos concursos de beleza contemporâneos. Acredito que uma miss deve se preparar fisicamente com exercícios, alimentação saudável e sempre colocar a saúde como valor primordial. Também acredito que os valores pessoais são enriquecedores para uma miss. Seus princípios, conhecimentos, pensamentos e subjetividade são atributos de uma beleza interna que nenhuma academia ou dieta podem proporcionar.

Willian: De certo modo, é sempre bom manter um corpo saudável. E não é só pelo fato de ser mister, mas pela saúde e bem estar. Ser Mister Brasil é ser espelho de uma beleza nacional e para isso essa beleza tem que transmitir uma aparência saudável, que traga bem estar. Assim, posso ser espelho para alguém que tem sobrepeso ou até mesmo sofre de uma patologia relacionada a má alimentação. Mas um Mister Brasil não representa apenas uma beleza física. As pessoas esperam algo além. A beleza pode ser o cartão de visita, mas nunca o conteúdo geral de um Mister.

Mayrane Barbosa e Willian Herculano, Miss e Mister Brasil 2016 - Foto: Francisco Cepeda/AgNews
"A beleza física é algo que conta muito nos concursos de beleza contemporâneos."


06 - Que tipo de beleza vocês acreditam e desejam transmitir para as pessoas?

Mayrane: Acredito mais em um lado da beleza que não é formada por um padrão. Um exemplo claro disso é a beleza da mulher negra.

Willian: A beleza que quero despertar nas pessoas e na sociedade é aquela que todos carregam dentro de si, mas por algum motivo deixaram ela se apagar. Nada é mais belo do que praticar o bem e mostrar isso através das atitudes. Por que não adianta falar. Se quer ver mudança, mude você primeiro, ou seja, mostre essa beleza pra quem um dia esqueceu e saiba que valerá a pena. A melhor coisa é ser bem quisto por todos. Mas isso só depende de você. Eu quero mostrar isso. Mostrar que um mister de verdade tem uma beleza de esperança, de algo maior e melhor.

Mayrane Barbosa e Willian Herculano, Miss e Mister Brasil 2016. Foto: Salani Antônio
"A beleza que quero despertar nas pessoas e na sociedade é aquela que todos carregam dentro de si."


07 - Willian, que mudanças físicas você fez em seu corpo em função do concurso?

Willian: Eu mudei um pouco. Perdi dez quilos, mas por incrível que pareça foi de água e gordura. Hoje, me sinto melhor e procuro manter a forma, pois me sinto muito mais disposto e feliz. Realizei procedimentos estéticos para gordura localizada e flacidez que me ajudaram muito. Manchas que tinha no rosto causadas por acne saíram após procedimentos de peeling e laser. O resultado foi incrível e notório. Hoje todo mundo fala: "nossa como você está lindo".


08 - Quais esportes ou atividades físicas vocês gostam de praticar? Com que frequência e regularidade?

Mayrane: Tento praticar exercícios físicos com regularidade, o que não é fácil com a correria do dia a dia. Sempre que tenho um tempo livre, eu corro para a academia. Também faço uma corrida matinal de 40 minutos sempre que posso.

Willian: Prático musculação e treino funcional. Já lutei MMA por dois anos, mas não competi para evitar possíveis lesões que prejudicassem a minha carreira de modelo. Hoje, luto de vez em quando. Vou à academia todos os dias, sem errar. Sou fã de tudo o que pode promover a saúde e amo qualquer tipo de esporte radical. Me interesso por fisiculturismo. Acho um esporte de grande valia e com pessoas que amam o que fazem, tendo em vista que no Brasil não é muito reconhecido, pouco valorizado em relação a outros países. Inclusive, tenho amigos fisiculturistas que são campeões.

"Ser Mister Brasil é uma responsabilidade e um compromisso de assumir mudanças no quesito beleza a fim de trazer benefícios através de atitudes perante a sociedade."

09 - Vocês participam de algum projeto social? Que causas sociais vocês apóiam?

Mayrane: Apóio as doações e colaborações feitas a instituições de caridades, principalmente as que competem aos cuidados de crianças e pessoas da melhor idade. Temos que enxergar a pureza de coração de uma criança junto à experiência e sabedoria de um idoso, pois ajudar o próximo enriquece não somente a sociedade, mas também o nosso espírito.

Incentivo a adoção de animais abandonados, contribuindo com os cuidados destes pequenos seres que são repletos de amor e carinho, respeitando todos os seres vivos.

Acredito no incentivo aos estudos e a boa educação, para que o nosso país cresça e evolua, contribuindo para uma sociedade mais participativa, consciente e principalmente sustentável.

Willian: Eu participo toda terça feira de um projeto social realizado pela ONG Victórias pela Vida, idealizada por um amigo meu, o Victors Stevaux, o Mister Brasil 2014. O projeto consiste em entregar marmitas, água e algumas sobremesas para os moradores de rua no centro de São Paulo. Entregamos cerca de 400 marmitas toda terça feira e ainda fica muita gente sem comer. A ONG ainda arrecada roupas para um bazar beneficente no qual toda a verba arrecadada é destinada para a compra de alimentos, cobertores e outras necessidades dos moradores de rua. Também é feito um trabalho social com tribos indígenas. Quero ajudar no meu reinado ainda mais essa ONG a buscar parcerias e patrocínios para ampliar seu raio de atendimento aos moradores de rua. É tão bom ajudar uns aos outros. Toda vez que saio para entregar as marmitas volto dando mais valor à vida e às pessoas.


10 - Vocês conheceram de perto o Mariano Jr. e a Ingrid Irano, seus antecessores? O que vocês aprenderam com o reinado deles?

Mayrane: Sim, conheci. São exemplos de humildade, simpatia e beleza. Tenho eles como inspiração, de ter um reinado semelhante, seguindo com responsabilidade e sabedoria, trilhando o mesmo caminho que eles percorreram, guiado por Deus.

Willian: Sim conheci os dois. São pessoas fora de série. O Mariano tive um contato mais próximo, desde quando o vi pela primeira vez. Vi que era um cara do bem e de um coração enorme. Fiz questão de estar próximo dele, pois a qualidade mais importante que evidenciei nele foi a humildade. Ele é um homem de muitos princípios e de muito caráter. Toda vez que nos encontramos sempre tratava todos bem. Realmente aprendi muito com ele. E o mais gratificante para mim foi uma postagem dele em uma rede social dizendo que estava tranquilo, pois mais do que beleza, eu tinha um coração grande também, ou seja, consegui transmitir para ele o meu objetivo.

E não gosto de falar que substituí o Mariano, mas ganhei um amigo para andar lado a lado comigo. E se depender de mim, o legado dele vai continuar sendo lembrado. Enfim, sem palavras pra ele. Afinal, quem é rei uma vez nunca perde a coroa. Não tive muito contato com a Ingrid, mas que mulher linda. E sei que também é uma ótima pessoa. Quem sabe um dia não possa conhecê-la melhor. É uma miss que deixou uma mensagem linda e que, sem dúvida, será sempre lembrada.

Ingrid Irano e Mariano Jr., a Miss e Mister Brasil 2015. Foto: Salani Antônio
"São exemplos de humildade, simpatia e beleza [Ingrid Irano e Mariano Jr.]"

11 - Vocês apostaram fundo na carreira de modelo, uma profissão concorrida, difícil e de curta duração. O concurso irá abrir várias oportunidades de trabalho, mas vocês já pensaram no que pretendem fazer ao final do reinado, que dura apenas um ano?

Mayrane: Recentemente, eu estava estudando fora do país fazendo intercâmbio em Manhatthan (Nova York). Pretendo continuar com a carreira de modelo, assim como usufruir do meu potencial, seja nos quesitos da beleza, conhecimento e sabedoria, procurando ajudar o próximo através desses atributos. Tenho também como objetivo continuar meus estudos e me aperfeiçoar cada vez mais no aprendizado de idiomas e no universo da moda.

Willian: Ainda não pensei não. Depois de um ano, o que farei entrego nas mãos de Deus, assim como fiz no concurso. Mas até lá, muita coisa pode acontecer.


12 - Para encerrar, vocês tem agradecimentos ou gostariam de deixar alguma mensagem para o público?

Mayrane: Desejo que todos olhem para o próximo, que estendam a mão aos pedidos de socorro. Ajudar, fazer o bem, é uma das maiores dádivas que podemos ter. Agradeço aos meus familiares, aos meus produtores Paulo Pupin e Thiago Michelasi, aos amigos e irmãos de coração, à toda mídia escrita e falada e, claramente, agradeço também a Deus por me guiar no caminho da fé.

Willian: Quero primeiramente agradecer a Deus por tudo. Por mais que às vezes me sentia fraco, sempre tive fé naquele que me ajuda em todo o tempo. A todos aqueles que me apoiaram e acreditaram em mim. Agradeço à minha família que me apoiou. Ao Thiago Michelasi e ao Márcio Michelasi que me deram a oportunidade de participar do Miss e Mister Brasil para assim realizar um sonho e levar a minha mensagem a todos. Agradeço ao Dr. Fabrico Brito que me acompanhou na parte nutricional e estética. Agradeço à clínica Academia da Estética e ao Centro de Laser que me deram todo o suporte para a realização dos procedimentos estéticos. Agradeço ao Dr. Paulo Moreira que cuidou da minha saúde bucal. Ao meu cabeleireiro e irmão Felipe Gomes que sempre foi muito atencioso desde o princípio. Agradeço à Bruna Renzi que cuidou da minha preparação para o Mister Brasil e cuidou de todo acompanhamento da minha rotina de treinos, sempre me incentivando e agregando valores. Agradeço ao meu patrocínio de óculos, Abrigo Nuclear. Agradeço ao Salão Soho pelo atendimento excepcional.

Agradeço ao Sindicato Pró-Beleza, que nos defende e nos apóia. Agradeço ao meu amigo Victors Stevaux, da ONG Victórias pela Vida, por me dar a oportunidade de ajudar ao próximo e amadurecer mais para o concurso. Agradeço a todos os meus amigos que convivi, pois esse título tem um pouco de cada um, e a cada candidato que participou do concurso. Em especial, agradeço ao meu amigo irmão Felipe Cerutti, que vivenciou muitos momentos dessa fase da minha vida. E à Neusa, uma amiga de família que sempre acreditou em mim e me incentivou. Enfim, sou grato a todos e a tudo. Muito obrigado. Nunca se esqueça. Se Deus colocar um sonho em sua vida, ele pode ser realizado. Acredite, persista e tudo dará certo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *