01/02/2022

INBA realiza o primeiro campeonato de fisiculturismo natural do Brasil

Campeonato promete marcar a história do fisiculturismo com exames antidoping


Cartaz do 1º Campeonaro Natural Bodybuilding e Fitness do Brasil, da INBA Brazil. Foto: Divulgação
Cartaz do 1º Campeonaro Natural Bodybuilding e Fitness do Brasil, da INBA Brazil.
Foto: Divulgação

A INBA Brazil anunciou nesta terça (1), a realização do primeiro campeonato de fisiculturismo natural do Brasil. O evento 'Natural Bodybuilding e Fitness do Brasil' já tem data marcada para o dia 02 de abril, no Teatro Italo Brasileiro, em Santo Amaro (SP).

De acordo com Marcelo Bueno, presidente da liga, o movimento Natural BodyBuilding Brasil marcará a história do esporte.

"É muito mais que campeonatos com exames antidoping e reunião de atletas que desejam uma igualdade justa nos palcos, é um movimento de educação e construção de uma mentalidade saudável e longevidade na vida dos praticantes deste e de todos os esportes competitivos", disse.

O campeonato é aberto a todos os atletas, praticantes e simpatizantes do fisiculturismo. Para participar da competição é preciso se filiar a INBA Brazil no site oficial da entidade.

INBA Brazil


A INBA Brazil é representante da maior liga natural de bodybuilding e fitness do mundo, a INBA/PNBA GLOBAL. Ela tem tem como objetivo promover campeonatos naturais de fisiculturismo e fitness com controle de doping em todo território nacional.

Além de realizar campeonatos, a INBA Brazil pretende levar a público o conhecimento sobre os problemas que o uso de esteróides anabolizantes causam as pessoas, substâncias proibidas que vem sendo utilizadas de forma indiscriminada dentro e fora do fisiculturismo com o objetivo de melhorar a performance e a estética do corpo.

A INBA BRAZIL segue as diretrizes estabelecidas pela Agência Mundial Antidopagem (WADA). Assim, todos os atletas da liga são proibidos de fazerem uso de qualquer substância citada na Lista Proibida da WADA, que inclui esteróides anabolizantes, hormônio do crescimento (GH), sibutramina, diuréticos, entre outros.

Todos os atletas devem ser aprovados em exames de urina e sangue capazes de detectar a presença de substâncias proibidas. Eles ainda estarão sujeitos a testes aleatórios dentro e fora das competições, realizados ao longo do ano.

O atleta que tiver um exame positivo para uma substância proibida será suspenso da competição por no mínimo dois anos. De acordo com a quantidade/nível da substância proibida detectada, ele poderá até ser banido da liga para sempre. Além da expulsão, o nome e a foto do atleta e do treinador serão divulgados no site e nas redes sociais da entidade.

E tem mais um último detalhe: em algumas etapas da temporada de campeonatos da INBA BRAZIL os atletas poderão ser submetidos a um teste de polígrafo, aparelho capaz de detectar mentiras.

Um comentário:

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *