25/01/2011

Thiago Jefferson conta como perdeu dezesseis quilos depois de entrar para a musculação



Quem vê hoje Thiago Jefferson dos Santos Galdino, 17 anos, 1,73m de altura, mal pode imaginar que há um ano estava muito acima do peso. Graças a seu esforço e determinação hoje ele se tornou um exemplo para muitos e agora exibe um corpo sarado cheio de saúde.

Nascido em Mossoró, no Rio Grande do Norte, em 06 de setembro de 1993, Thiago disse que desde os nove anos de idade vivia acima do peso: “Sempre fui o gordinho da turma, embora sempre fui descontraído com todos, quando estava só me sentia triste, pois queria ter um corpo legal e sarado”.

Seu irmão, que malhava na academia, sempre insistia com Thiago para ir junto com ele. Mas Thiago não queria ir, pois achava que “malhar cedo demais poderia causar perda de crescimento ósseo, e eu era baixinho demais”. Mas segundo ele, acabou resolvendo entrar para a academia quando começou a perceber que estava engordando além da conta: “Eu estava percebendo que meu rosto estava ficando largo e meu abdômen marcava na camisa. Além de suar demais e cansar facilmente”.

Assim no dia 18 de janeiro de 2010, aos 16 anos de idade, pesando 78 quilos Thiago entrou para a academia e se matriculou nas aulas de musculação. No início ele teve dificuldade de se adaptar a nova rotina de exercícios físicos: “Logo no começo foi muito difícil, me sentia cansado e envergonhado por pegar pouco peso. no terceiro dia pensei em desistir, mas fui mais forte e segui em frente”. E acabou conseguindo. Perdeu peso até chegar aos 62 quilos. Em menos de um ano de musculação conseguiu perder 16 quilos. Atualmente ele pesa 67 quilos.

Thiago acima do peso aos 14 anos de idade e hoje com o corpo sarado, aos 17.

Alimentação

E graças a sua determinação Thiago começou a perder peso já no primeiro mês de academia: ele perdeu mais de um quilo. Ele disse que a alimentação aliada aos exercícios foram essenciais para estimular a perda de peso.

Antes de entrar para a academia Thiago tinha hábitos alimentares errados e hoje já se alimenta melhor e em menor quantidade: “Antes de começar a malhar eu comia todo tipo de porcaria (frituras com muito óleo). Depois mudei meus hábitos para comidas protéicas e com pouco carboidrato, e diminuí a ingestão calórica”. Ele pesquisava por dietas na internet em sites e acabou montou a sua própria dieta que consiste em apenas três refeições diárias: “A maioria dos atletas pode me dizer que estou fazendo minhas refeições erradas, mas faço apenas três refeições diárias. Parece surpreendente, mas não sinto fome alguma”.

Thiago disse ainda que atualmente não toma nenhum suplemento, por falta de dinheiro, mas já tomou anteriormente alguns a base de proteína e creatina. No sexto mês de musculação, seu personal trainer lhe recomendou o uso da creatina como suplemento alimentar. Para ele a creatina produziu um ótimo efeito em seu metabolismo, sentindo os resultados logo na primeira semana de uso, ajudando-o com o uso progressivo a aumentar seu peso.

Auto-estima

Thiago disse que depois que começou a perder peso e a ficar com o corpo sarado começou a sentir uma grande diferença no modo como as pessoas o tratavam até então: “Hoje as pessoas me olham diferente, alguns até invejam, mas todos me respeitam. As mulheres então aumentaram bastante em minha lista!". Antes de entrar para a academia ele vestia roupas tamanho M adulto “praticamente G” segundo ele, e hoje veste roupas tamanho P. Ele vestia calças tamanho 42 e hoje veste 38. Hoje ele tem 33,5 cm de bíceps e 67 cm de cintura que é elogiada por seus colegas: “os caras dizem que tenho a cintura mais fina que eles já viram”.

Thiago há um ano atrás vestia calças tamanho 42. Hoje veste 38.


Além da musculação Thiago também corre, anda de bicicleta e anda de skate nos fins de semana. Ele também pretende voltar em breve a praticar natação. Aos sábados ele dedica tempo para praticar Le Parkour, uma atividade criada na França que é uma verdadeira arte de deslocamento corporal do modo mais rápido e eficiente possível.

Mas Thiago não pretende abandonar a musculação tão cedo. Ele não pretende se tornar um fisiculturista, apesar de admirar as pessoas que se dedicam ao esporte. Ele pretende alcançar 40 cm de bíceps e ter 90 kg de massa magra.

Nas palavras de Thiago seu objetivo atual é “crescer financeiramente e amadurecer cada vez mais, sem esquecer as minhas raízes”. Ele conta ainda qual é seu maior sonho: “Realizar um terço dos meus sonhos”.

Encerrando nossa entrevista com Thiago pedimos a ele que deixasse uma mensagem para as pessoas que desejam emagrecer e terem um corpo sarado como o dele: “Não ouçam as coisas ruins que muitos acabam falando para você. Quem acredita sempre alcança, acredita somente em você e não deixe que te derrubem.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *