19/02/2011

Os músculos também precisam de descanso


Para ter o corpo sarado que muitas pessoas desejam não basta apenas puxar ferro com rapidez. Os músculos também precisam descansar nos intervalos da realização das séries.

A intensidade, o volume e a ordem de exercícios são três fatores importantes que determinam os resultados em curto e longo prazo em um treinamento de musculação. Mas muitas vezes ignora-se que o período de descanso entre a realização das séries afeta diretamente os três fatores mencionados, comprometendo assim os objetivos esperados com o treino.

O período de descanso muscular entre as séries é fundamental para garantir a realização máxima de repetições de um determinado exercício físico. Pesquisas científicas demonstram que um período muito curto de descanso entre as séries diminui a capacidade de uma pessoa conseguir fazer o número máximo de repetições do próximo exercício.

Assim se uma pessoa que acaba de fazer uma série de exercícios e começa a fazer outra, sem um intervalo adequado para descansar, não conseguirá fazer o número máximo de repetições que o exercício dessa série exige.

O período de descanso adequado entre as séries varia de acordo com os objetivos da musculação. Mas de uma maneira geral, estudos científicos têm demonstrado, tanto em homens como em mulheres, que o período de descanso entre as séries NÃO deve ser inferior a 3 minutos.

Então procure descansar adequadamente após a realização de uma série. Aproveite esse tempo para tomar água, respirar profundamente e deixar os batimentos cardíacos voltarem ao normal até estar preparado novamente para a realização da próxima série. E não se esqueça de que na musculação se aplica aquele velho ditado: "a pressa é inimiga da perfeição".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *