08/03/2011

Caia na folia com o corpo hidratado


O corpo humano é constituído por cerca de 70% de água. Durante o verão as pessoas se desidratam com mais facilidade, pois com o calor aumenta-se a necessidade de o corpo transpirar para poder regular sua temperatura interna.

No carnaval, os foliões costumam ingerir mais bebidas alcóolicas do que água, o que contribui para deixar seus corpos ainda mais desidratados.

Os sinais mais comuns da desidratação são dor de cabeça, cansaço mental e corporal, sensação de aumento da temperatura do corpo, vertigens, náuseas, vômitos e alterações na visão.

Então o que fazer para manter o corpo hidratado? Confira a seguir cinco dicas úteis para manter o nível de água do seu corpo equilibrado no carnaval:

  1. A água é o melhor hidratante natural de que o seu corpo necessita. Sim, pois seu corpo é constituído de uma grande quantidade de água. Mas você também pode ingerir água de outras formas. Beba sucos naturais, chás gelados e coma frutas e alimentos ricos em água. Cuidado na escolha das frutas, pois algumas, como a melancia, são diuréticas e aumentam a vontade de fazer xixi, causando maior perda do que ganho de água para o corpo.
  2. O suor é um sinal de que você precisa beber mais água. Quanto mais seu corpo transpirar, menor será o nível de água existente em seu corpo. Todo líquido que seu corpo perde deve ser reposto o mais rápido possível. Por isso em dias de calor intenso tenha em mãos uma garrafa de água para se hidratar.
  3. Não beba apenas cerveja no carnaval. Beba água também. No carnaval é comum as pessoas acharem que bebendo cerveja estarão hidratando seus corpos. Essa é uma idéia errada, pois a cerveja contém álcool, que "suga" água do corpo. Além disso a cerveja é diurética, ou seja, aumenta a vontade de fazer xixi, deixando o corpo ainda mais desidratado. O ideal é intercalar a bebida com água ou sucos naturais.
  4. Os idosos precisam beber mais líquidos do que os jovens. Os idosos sentem menos sede do que os jovens e por isso podem se desidratar sem perceberem. Os efeitos da desidratação em idosos são mais graves do que em jovens, podendo levá-los à morte. Por isso eles devem beber água constantemente.
  5. Não tome bebida isotônica como se fosse água. As bebidas isotônicas, como por exemplo o Gatorade, são usadas por esportistas e ajudam a repor nutrientes perdidos com a atividade física. Porém não podem ser ingeridas por todas as pessoas. Pessoas com hipertensão não devem consumir bebidas isotônicas, pois, em geral, contém alto teor de sódio. Diabéticos também devem estar atentos à quantidade de carboidratos existente na bebida, pois já possuem níveis altos de açúcar (glicose) no sangue. Assim, as bebidas isotônicas não devem ser ingeridas como se fosse água por qualquer pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *