22/10/2012

Mantenha o equilíbrio em sua vida

Disciplina, foco e equilíbrio são essenciais para quem deseja ter um corpo sarado



Para estar em perfeita ordem, o mundo e seu ecossistema devem estar em equilíbrio, caso contrário, o caos se estabelece. É assim também com o nosso corpo.

Se como demais, vou engordar demais. Se como só alface o dia inteiro, vou enfraquecer. Se treino demais ou se não treino nada, malefícios surgirão em meu corpo e em minha saúde.

Pessoas que praticam atividade física encontram dentro de si equilíbrio e disposição para enfrentarem a rotina do dia a dia. Por isso, enfatizo e defendo sempre as maravilhas que o exercício físico regular pode fazer por nossa vida pessoal e profissional.

Eu disse exercício regular, aquele que você insere em sua rotina ao longo de toda a sua vida. Por que estou falando isso? Porque temos a tendência de praticar o "tudo ou nada".

- Pronto! Este mês vou entrar na dieta, vou seguir tudo à risca, vou treinar de segunda à segunda, vou ficar rasgada! Treinamento intensivo de sol a sol, dieta da proteína, baixo teor de carboidratos, ótimo! Cheguei no topo! Cheguei também no stress muscular, na ansiedade de comer sem restrição nenhuma.

Em vez de trazer benefícios, o excesso de estímulos impede as adaptações fisiológicas e pode levar ao overtraining (OVT), um processo sério que acontece quando o organismo é submetido a uma sobrecarga exagerada sem que haja o devido descanso.

O ovetraining causa graves alterações metabólicas; redução do desempenho atlético e da resposta ao treinamento em indivíduos saudáveis; incidência de contusões e infecções virais e bacterianas, devido à queda da resistência imunológica; alterações no estado de humor; fadiga constante e daí por diante.

Equilíbrio! Se você não é competidor de fisiculturismo o melhor e mais saudável a fazer é dar ouvidos ao ditado popular "devagar e sempre". Nosso corpo não é uma máquina. Não pode ser forçada ao extremo, porque senão vai pifar.

Não existe um milagre, não existe "tomar isso ou aquilo" para você acordar no dia seguinte com o corpo sarado! Claro, existem suplementos que vão lhe dar uma ajuda, que vão literalmente suplementar aquilo que você já faz com louvor.

Treinos mais puxados, metas a serem cumpridas, isso vale. Mas fórmulas mágicas e imediatismo? Não se iluda!

Corpo bonito, saudável e com qualidade de vida é adquirido com DISCIPLINA, FOCO e EQUILÍBRIO.

Ludpersonal
Proprietária da FitHouse - Studio de Personal
QI 19, Lago Sul - Brasília
Cel: (61) 9805-5589
Facebook: Ludmila Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *