23/10/2012

Filipe Marins conta como ganhou 30 quilos após seis anos de musculação

Personal trainer paranaense conta como conseguiu hipertrofiar o corpo


O personal trainer Filipe Marins em ensaio fotográfico. Foto: M. Oliveira

O personal trainer Filipe Marins exercita o corpo desde os seis anos de idade.

O modelo de 24 anos, olhos verdes, 1,85 m de altura e 105 kg vive em Curitiba, no Paraná. Ele faz pós-graduação em fisiologia do exercício e tornou-de dono de uma loja de suplementos alimentares há três meses.

O educador físico foi eleito por três vezes o Garoto Sarado Paraná e conquistou o quinto lugar no concurso Garoto Fitness Brasil 2011.

Em seis anos de musculação, Filipe conseguiu ganhar 30 quilos. Atualmente, ele se prepara para estrear no campeonato estadual de fisiculturismo.

História


Desde os seis anos, Filipe já mostrava a sua vocação para o esporte. Aos 16, se profissionalizou como jogador de futebol, mas encerrou a carreira dois anos mais tarde por conta de uma lesão no tornozelo.

"Joguei futebol a vida toda. Sempre fui atleta, daí a facilidade imensa pra desenvolver perna, que é o meu ponto forte. Aos 18 anos eu parei de jogar devido a uma lesão de tornozelo e por alguns motivos pessoais", conta.

Após encerrar a carreira, ele foi descoberto por um booker, que o convidou para trabalhar como modelo de passarela em São Paulo.

Foi aos 18 anos que ele começou a praticar musculação, idade em que pesava 75 kg. Ele conta que durante a adolescência sempre teve um físico magro, porém definido.

Desde que começou a puxar ferro, não parou mais. O único período de que se lembra ter ficado fora da academia foi de duas semanas, por conta de uma plástica que fez no nariz.

Filipe Marins aos 18 anos e atualmente aos 24. Ele ganhou 30 quilos em seis anos de musculação.

Depois de trabalhar por um ano como modelo em São Paulo, ele voltou a Curitiba para terminar os estudos na faculdade de educação física.

Ao voltar para sua cidade, ele comprou a Casa do Atleta, loja de suplementos alimentares de seu amigo, que foi morar fora do país. "Eu sou dono da loja há apenas três meses, mas tá muito legal, indo muito bem, pois já existia há dois anos", disse.

O empresário não abandonou de vez a carreira de modelo. "Eu ainda faço alguns trabalhos em eventos, mas desfilo com menos frequência na passarela. O último desfile que fiz foi há uns cinco meses atrás", disse.

Em 2010, o modelo começou a participar de concursos de beleza. Ele foi eleito o Garoto Sarado Paraná por duas vezes em 2010, ano em que aconteceram duas edições do concurso, e tornou a vencer o título em 2011.

No ano seguinte, sua amiga o incentivou a se inscrever para o concurso Garoto Fitness Brasil. Ele conquistou o quinto lugar na pontuação geral.

Filipe Marins já foi eleito o Garoto Sarado Paraná por três vezes.
Na foto, ele recebe o troféu das mãos de Paulo Veloso.

Treino


Após treinar intensamente na academia por seis anos, Filipe revela suas medidas atuais com orgulho: 43 cm de bíceps, 124 cm de peitoral, 144 cm de costas, 68 cm de coxa, 44 cm de panturrilha e 89 cm de abdomem.

O curitibano treina de segunda a sábado cerca de uma hora por dia. Além da musculação, ele também pratica Jiu-Jitsu duas duas vezes por semana e MMA (Artes Marciais Mistas) uma vez por semana.

Em seu treino, trabalha um grupo muscular por dia. "No momento estou fazendo um treino de hipertrofia simples. Séries tensionais de 4x8 e 4x10, sem drop, nada muito metabólico, pois quero aumentar mais a massa muscular mesmo", disse.

Exercícios aeróbicos como esteira e escada também fazem parte de seu treino, duas vezes por semana. Filipe sobe e desce a escada de uma arquibancada em uma praça perto de onde mora, por cerca de 20 minutos. "Ajuda na profundidade dos cortes do quadríceps e ao mesmo tempo trabalha o sistema cardiovascular", disse.

O paranaense disse que a parte de que mais gosta em seu corpo são as pernas. Os quadríceps e os ombros são as partes que ele consegue desenvolver com mais facilidade. "Eu tenho uma dificuldade grande em desenvolver braços e dorsais", contou.

Além das pernas, o abdômen é outra parte que se destaca em seu corpo. Ele mantém a barriga tanquinho com exercícios abdominais, duas vezes por semana. "Um detalhe importante é trabalhar todas as partes do abdômem: infra, oblíquos, serrátil e supra. Faço quatro a cinco séries de no máximo 15 repetições com muito peso", revelou.

Filipe admitiu que já fez uso de anabolizantes uma vez em sua vida: "Fiz uso de anabolizantes uma vez quando eu tinha 19 anos, mas por falta de conhecimento e embalo dos amigos. Não aconselho ninguém a fazer isso. Uma dieta regrada e uma ótima suplementação são o melhor caminho. Como profissional da área, hoje tenho respaldo para dizer que usar anabolizante não vale à pena", afirmou.

Filipe Marins mostra as pernas saradas. Ele já foi jogador de futebol profissional.

Alimentação


Quando era magro, Filipe conta que tinha uma alimentação bem diferente da atual: "Comia chocolate, gordura, mas como treinava muito aeróbio - jogava futebol de 4 a 5 horas por dia, eu não engordava. Mas quem quer ter um corpo saudável e ao mesmo tempo bonito, definido e com um volume bom, tem que dar ênfase na dieta, na alimentação", disse.

O educador físico faz nove refeições ao dia e possui uma balança para controlar a quantidade de alimentos que ingere. Ele mesmo vai para a cozinha para preparar as suas refeições.

Em sua dieta, estão presentes a batata doce e a aveia, como principais fontes de carboidratos. Leite desnatado e carnes magras como o atum e frango são as suas principais fontes de proteínas.

Mesmo sem ter um dia do lixo definido, Filipe costuma fazer duas refeições no final de semana para comer o que quiser. Ele adora comer barreado, prato típico do litoral paranaense, que consiste em carne cozida em panela de barro servida com arroz e farinha de mandioca, uma refeição altamente calórica.

Em fase pre-contest, de preparação para algum campeonato, que dura em torno de 8 a 12 semanas, Filipe não bebe nem come nenhum alimento derivado do leite e faz uso de óleo de cártamo em suas refeições, que ajuda a acelerar o metabolismo e queimar a gordura corporal.

O personal trainer faz uso de suplementos alimentares para potencializar o ganho de massa muscular. Ele toma doses diárias de whey protein, aminoácidos, BCAA, glutamina, creatina, ômega 3 e também ingere vitaminas.

Físico de Filipe Marins para o concurso Garoto Fitness Brasil 2011.
Foto: Enio Tosta / Divulgação

Fisiculturismo


Muita coisa mudou na vida de Filipe depois que conquistou um físico sarado. "As pessoas me respeitam mais, me admiram. Elas me pedem conselhos. O que mais me anima nisso tudo é o fato de as pessoas admirarem o meu trabalho", contou.

Neste ano, Filipe decidiu entrar para o fisiculturismo. "Entrei porque eu me apaixonei pelo esporte assistindo competições e vendo o quanto esses atletas se esforçam e são reconhecidos pelo seu trabalho", disse.

Atualmente ele está em off season, ou seja, período em que adota uma dieta hipercalórica com o objetivo de ganhar peso sem se preocupar muito com a definição muscular.

O curitibano se prepara para o Campeonato Paranaense de Estreantes 2013, de fisiculturismo clássico, que acontecerá em março. Após o campeonato, ele pretende "secar" o corpo.

Filipe deixou um recado de incentivo para aqueles que desejam conquistar um corpo sarado: "Não desista de seus sonhos. Treine como se fosse o seu último treino, coma como se fosse a sua última refeição e descanse como se fosse o seu último sono. Não beba, não fume, seja uma pessoa alegre e boa, porque creio que as coisas prosperam para quem faz o bem".

Conheça a Casa do Atleta
Endereço: Rua Germano Mayer 679, Bairro Cristo Rei - Curitiba/Paraná
Tel.: (41) 3019-9506

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *