15/09/2013

Jailton Trauts montou academia improvisada no trabalho para ficar sarado

Conheça a incrível história do jovem maranhense que, com esforço e dedicação, ganhou 11 quilos em cinco anos de musculação e realizou o sonho de ter um corpo sarado


Jailton Trauts. Foto: Arquivo pessoal


Não há limites para realizar os sonhos. O operador de empilhadeira Jailton Trauts sonhava em ter um corpo sarado, mas não tinha condições de se matricular em uma academia.

Depois que começou a trabalhar em uma fazenda de algodão no Maranhão, ele teve a ideia de montar uma academia improvisada no local de trabalho. Com a ajuda de um torneiro, eles construíram equipamentos de musculação com peças de máquinas velhas.

Em cinco anos, o maranhense ganhou 11 quilos e conquistou o físico que desejava. Hoje ele tem 25 anos, 1,83 m, 83 kg e exibe com orgulho o corpo sarado.


História


Influenciado pelos amigos, Jailton começou a praticar musculação aos 20 anos. "Eu era um palito na época", recordou. "Meus amigos de rua começaram a malhar, só que eles injetavam ADE no corpo. Eu não tinha coragem pra fazer isso", contou.

O maranhense decidiu ter um corpo sarado de verdade, sem usar o perigoso óleo veterinário utilizado pelos amigos para inchar os músculos. "Teve um que quase morreu por conta disso. Passou mal, desmaiou e teve início de infarto", lembrou. "Hoje agradeço a Deus por não ter entrado nessa e por ter me dado força e coragem para não desistir do meu objetivo".

Como não tinha dinheiro para se matricular em uma academia, o jovem começou a se exercitar no quintal de casa com uma simples barra de ferro velho.

Quando começou a trabalhar em uma fazenda de algodão, localizada a 220 km de sua casa, Jailton continuou a se exercitar no próprio local de trabalho. "Eu tinha vontade de treinar, mas não tinha aparelhos para isso. Daí um amigo meu, que é torneiro, fez um par de halteres pra mim", disse.

Mas com os halteres de 14 quilos, Jailton conseguia exercitar apenas os membros superiores. "Meu começo não foi fácil. Malhava só os braços, mas já era alguma coisa. O importante foi não desistir", contou.

Halteres de 14 quilos feitos para Jailton pelo amigo torneiro. Foto: Arquivo pessoal
Halteres de 14 quilos feitos para Jailton pelo amigo torneiro.
Foto: Arquivo pessoal

Aos poucos, a academia improvisada do maranhense ganhou novos equipamentos, construídos pelo torneiro, com peças de máquinas velhas. "Tivemos a ideia de fazer uma máquina para malhar ombros usando barras de ferro e polias de colheitadeira", disse.

Academia improvisada de Jailton construída com peças de máquinas velhas. Foto: Arquivo pessoal
Academia improvisada de Jailton construída com peças de máquinas velhas
Foto: Arquivo pessoal

Jailton puxava ferro de segunda à sábado na companhia de um amigo. "A gente não pegava tão pesado nos treinos, pois não sabíamos todos os tipos de exercícios. Meu amigo era um pouquinho gordo e malhava para emagrecer, mas não teve resultado e parou", disse.

Jailton fazendo supino na antiga academia improvisada. Foto: Arquivo pessoal
Jailton fazendo supino na antiga academia improvisada
Foto: Arquivo pessoal

Após dois anos e meio, utilizando equipamentos de treino improvisados, o maranhense sofreu um acidente de moto que o obrigou a parar de malhar. "Parei de malhar durante cinco meses por conta de um acidente em que quebrei a clavícula. Perdi quase toda a massa muscular que eu ganhei nesse tempo", lamentou.

Mas isso não desanimou o jovem de continuar firme nos treinos e adquirir novos conhecimentos. "Quando tirei férias pela primeira vez, eu me matriculei em uma academia por um mês para obter mais conhecimentos com o treinador", contou.

Após cinco anos, Jailton ganhou 11 quilos e conquistou um corpo sarado. Hoje, ele treina em uma academia nova, construída pelo gerente da fazenda que atendeu ao pedido dos trabalhadores.

Aos 20 anos, Jailton pesava 72 kg. Hoje, aos 25, ele pesa 83 kg e exibe o corpo sarado. Foto: Arquivo pessoal
Aos 20 anos, Jailton pesava 72 kg. Hoje, aos 25, ele pesa 83 kg e exibe o corpo sarado.
Foto: Arquivo pessoal


Treino


Jailton e seus colegas de trabalho treinam todas as noites na nova academia, instalada na sede da fazenda. "Começamos a treinar às sete da noite e ficamos lá até as nove horas", disse.

Na academia, não há educador físico, mas Jailton compartilha com os colegas os conhecimentos que adquiriu durante o tempo em que se matriculou em uma.

O maranhense contou que se inspira em Zyzz e que o seu objetivo na musculação não é ficar muito grande: "Não pretendo crescer muito, mas quero ter um corpo com definição", disse.

O jovem sarado que possui 1,16 m de peitoral e 43,5 cm de bíceps gosta de exercitar o corpo por igual em busca de simetria. "Só quero aumentar mais pernas, mas isso é só uma questão de tempo", disse.

Além de puxar ferro na academia, Jailton disse que gosta de fazer corrida na quadra de futebol de areia da fazenda.

Para manter a barriga tanquinho, o maranhense faz abdominais todos os dias. "Faço todo santo dia! Seis séries de 50 abdominais", disse.

Nova academia instalada na Fazenda Planeste, em Balsas (MA). Foto: Arquivo pessoal
Nova academia instalada na Fazenda Planeste, em Balsas (MA)
Foto: Arquivo pessoal


Alimentação


Jailton segue uma alimentação saudável e nem precisa fazer muito esforço para comer bem. "A alimentação na fazenda é excelente", disse.

Ele faz quatro refeições ao dia: café, almoço, lanche da tarde e jantar. "Comecei a usar suplementos após um ano e meio de treino", contou. "Tomo dextrose e creatina 40 minutos antes do treino. No início tomei muito BCAA", completou.

Após o treino, o sarado come muitas frutas para repor seu gasto energético. "Como muita banana, laranja, maçã e muita jaca (risos)", disse.


Nada é impossível


Jailton Trauts. Foto: Arquivo pessoal

Depois de suar a camisa e enfrentar muitos desafios para conquistar um corpo sarado, Jailton se sente satisfeito com os resultados alcançados.

O maranhense contou que está prestes a realizar o seu maior sonho. "Se tudo der certo, em pouco tempo começarei a fazer faculdade de educação física", revelou.

Atualmente, o rapaz está solteiro e não pretende namorar ninguém no momento. "Acho que o namoro atrapalha muito nos treinos. Minha antiga namorada me controlava demais. O sonho dela era que eu parasse de malhar", lembrou.

Ao final da entrevista, Jailton deixou uma frase de incentivo para aqueles que desejam conquistar um corpo sarado: "Nada é impossível, basta apenas você acreditar em seus sonhos!"

Um comentário:

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *