03/09/2013

Médico comete erros ao medir percentual de gordura de Gaby Amarantos no "Medida Certa"

Segundo o educador físico Bruno Fragoso erros cometidos pelo Dr. Alexandre Carvalho comprometem a imagem dos profissionais da área


O Dr. Alexandre Carvalho avalia a cantora Gaby Amarantos. Foto: Reprodução

Medida errada! Segundo o educador físico Bruno Fragoso, o Dr. Alexandre Carvalho cometeu uma "série de erros metodológicos" durante a avaliação física de Gaby Amarantos, exibida no quadro "Medida Certa" do Fantástico, neste domingo, dia 01.

A medida do percentual de gordura da cantora foi realizada de forma incorreta. "Um fato como esse prejudica muito a já não muito boa imagem da Educação Física, e coloca em dúvida a capacidade dos profissionais da área", disse Bruno, que é mestre em "Educação em Ciências e Saúde" pela NUTES/UFRJ.

O educador físico fez considerações e apontou os erros cometidos durante a avaliação física, reproduzidos no trecho abaixo:


1 - NUNCA deve se mensurar medida de dobra cutânea por cima da roupa, e sim diretamente na pele.
2 - Não existe adipômetro "maior". As medidas devem estar entre 2-40 mm, em qualquer aparelho.
3 - Pessoas consideradas obesas (IMC > 30) NÃO devem ser avaliadas com adipômetro e sim outros métodos de avaliação do percentual de gordura.
4 - Devemos fazer a coleta das medidas das dobras com o mesmo aparelho.
5 - Desconheço até a presente data, algum protocolo que realize a coleta da dobra cutânea de coxa com o avaliado deitado.


Segundo Bruno Fragoso, Dr. Alexandre Carvalho cometeu erros ao medir o percentual de gordura de Gaby Amarantos. Foto: Reprodução
Segundo Bruno Fragoso, Dr. Alexandre Carvalho cometeu erros ao medir o percentual de gordura de Gaby Amarantos. Foto: Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *