15/01/2017

Saiba como se tornar um atleta filiado a IFBB

Processo de filiação de federações estaduais de fisiculturismo da IFBB começa em janeiro


Carteira de atleta filiado - Foto: IFBB-SP/Reprodução

Quem deseja iniciar a carreira no fisiculturismo deve procurar uma federação para se filiar já no começo do ano, pois esse é o período em que todas as federações estaduais de fisiculturismo da IFBB iniciam os processos de filiação de atletas.

Para poder competir em campeonatos regionais, estaduais e nacionais realizados pela IFBB, é preciso pagar uma taxa de filiação anual cujo valor varia de Estado para Estado. Em geral, as federações concedem descontos no valor da taxa e algumas oferecem até benefícios para aqueles que se inscrevem com antecedência.

O primeiro passo para um atleta começar a carreira de fisiculturista é procurar uma federação da IFBB no Estado em que reside. Algumas federações realizam o processo de filiação em sua própria sede, outras por meio de formulários eletrônicos em seus sites oficiais. Os documentos necessários para realizar a inscrição são o RG e o CPF.

Desde janeiro de 2015, não é mais obrigatório que um atleta realize a filiação no Estado em que mora. A nova regra da IFBB permite a um atleta se filiar em qualquer Estado que possua federação devidamente constituída e se tornar um representante dela.

Um atleta filiado pode pedir a sua transferência para uma federação de outro Estado. Nesse caso, não é necessário pagar uma nova taxa de filiação, basta solicitar à federação a qual pertence um ofício para ser encaminhado à federação pretendida.

É importante lembrar que um atleta filiado pode participar de outras competições realizadas fora de seu Estado, mas não pode disputar campeonatos de estreantes nem campeonatos estaduais realizados por federações das quais não é filiado.

Contato das federações estaduais da IFBB Brasil. Foto: Montagem/Reprodução
Contato das federações estaduais da IFBB Brasil.
Foto: Montagem/Reprodução

Um comentário:

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *