30/04/2022

Rafael Brandão é campeão do Arnold Classic Brasil 2022

Com a vitória neste sábado (30), atleta da IFBB Pro se qualificou para o Mr. Olympia 22


Rafael Brandão é campeão da categoria Bodybuilding Pro do Arnold Classic Brasil 2022: Foto: Reprodução
Rafael Brandão é campeão da categoria Bodybuilding Pro do Arnold Classic Brasil 2022.
Foto: Reprodução

O fisiculturista profissional Rafael Brandão venceu o Arnold Classic Brasil 2022. Ele competiu na categoria "Open Bodybuilding" na noite deste sábado (29) no Arnold Sports Festival South America 2022, o maior evento multiesportivo da América do Sul.

Após três anos de ausência por conta da pandemia do coronavírus, o Arnold Sports South America abriu as portas ao público no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento iniciou nessa sexta (29) e termina neste domingo (01).

Um dos eventos mais aguardados pelo público foi a final do "Bodybuilding Pro Show", que reuniu 13 atletas profissionais de cinco países diferentes, incluindo 8 atletas brasileiros: Alan Ramiro Bonadiman, Jefferson Santos, Junior Javorski, Marcelo Pedro da Cruz, Rafael Brandão, Thiago Lins Adão, Vitor Hugo Boff e William Martins.

Prévia

Vestido de sunga azul metálica, Rafael Brandão se apresentou na prévia da competição e viu de perto a concorrência pelo troféu aumentar. Ele teve que enfrentar sete brasileiros, entre eles Vitor Boff, um atleta de peso que veio preparado para o confronto.

Para a sorte de Rafael, o atleta sul africano Sibusiso Kotelo não conseguiu chegar a tempo para se apresentar na prévia e acabou sendo desclassificado da competição. Dentre os atletas internacionais, ele era um dos que tinha grande chance de chegar à final pelo seu porte físico e definição muscular.

Final

Rafael voltou a se apresentar à noite, na final da competição, com mais sede de vitória e trazendo um shape melhor do que apresentou horas antes na prévia. No palco do evento, Brandão e Boff foram o centro das atenções dos árbitros, aumentando ainda mais o clima de competição e de rivalidade entre os atletas. Em um dos confrontos finais da competição, Rafael empurrou Vitor durante a execução de uma pose compulsória.

A disputa foi acirrada e dividiu a opinião do público. Mas no final Rafael Brandão levou a melhor e venceu o adversário Vitor Boff por dois pontos de diferença no total, como mostra o cartão de pontuação oficial da competição. Lembrando que o vencedor da competição é aquele que acumular menos pontos no total, pois os pontos representam penalidades aplicadas pelos árbitros.

O cartão ainda mostra que Boff era o favorito ao título na prévia por um ponto de diferença de Brandão. Mas foi na final da competição que Brandão conseguiu reverter a situação: ele fez três pontos a menos que o seu rival e levou o troféu de campeão para casa.

Premiação

Além de conquistar o troféu e o título de campeão do evento, Rafael Brandão ganhou um prêmio em dinheiro no valor de R$ 50 mil reais. A vitória ainda lhe rendeu a qualificação automática para disputar o Mr. Olympia 22, que já tem data marcada: 15 a 18 de dezembro em Las Vegas, nos Estados Unidos.



    Finalistas do Arnold Classic Brasil 2022

  • 1 - Rafael Brandão (Brasil)
  • 2 - Vitor Hugo Boff (Brasil)
  • 3 - Thiago Lins Adão (Brasil)
  • 4 - William Martins (Brasil)
  • 5 - Emir Omeragic (Alemanha)


  • Não finalistas

  • 6 - Alan Ramiro Bonadiman (Brasil)
  • 7 - Marcelo Pedro da Cruz (Brasil)
  • 8 - Jefferson Santos (Brasil)
  • 9 - Eduardo Rodriguez (Paraguai)
  • 10 - Iman Rezari (Irã)
  • 11 - Junior Javorski (Brasil)
  • 12 - Arash Eskandari (Irã)


  • Desclassificado

  • Sibusiso Kotelo (África do Sul)

Cartão de pontuação oficial do Arnold Classic Brasil 2022. Foto: IFBB Pro League / Reprodução
Cartão de pontuação oficial do Arnold Classic Brasil 2022.
Foto: IFBB Pro League / Reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *