11/01/2011

Cinco dicas para pegar um bronzeado saudável


O verão é a estação do ano em que as pessoas mais se expõem ao sol em busca de deixarem seus corpos bronzeados. Porém é importante estar atento sobre os cuidados essenciais para proteger-se dos danos causados pela exposição prolongada dos raios solares, que emitem radiações invisíveis (UVA e UVB) perigosas para a pele. Confira a seguir cinco dicas para se bronzear com segurança.

1 - Para pegar um bronzeado saudável e duradouro é necessário se expor ao sol gradativamente e evitar o horário entre 10 e 16 h, período em que a incidência de radiação proveniente do sol é mais intensa e nociva para a pele. Nesse período, se estiver exposto ao sol, use óculos escuros, chapéus e roupas leves.

2 - Não se esqueça de usar o filtro solar, de preferência com fator de proteção solar (FPS) acima de 30. Ele deve ser aplicado no corpo 30 minutos antes da exposição ao sol e reaplicado a cada duas horas, principalmente para quem tiver entrado na água. Isso evitará danos a pele como queimaduras, além de prevenir o surgimento manchas, o envelhecimento precoce e o câncer de pele.Não se esqueça de aplicar o protetor nas áreas sensíveis do corpo como o rosto, orelhas, ombros, pés, joelhos. Para os lábios use um protetor labial.

3 - Quando estiver na praia não se esqueça de manter seu corpo sempre muito bem hidratado. Beba bastante líquido, de preferência água de coco. Isso ajuda a manter a pele hidratada.

4 - Depois de se expor ao sol deve-se hidratar muito bem a pele. Abuse dos cremes hidratantes.

5 - Para ajudar a prolongar o bronzeado tenha uma boa alimentação. Consuma alimentos com cores avermelhadas e alaranjadas como cenoura, tomate, mamão; e de cor verde escura como agrião, couve e espinafre, que contém betacarotenos, substâncias que conferem uma proteção extra para a pele na hora de se expor ao sol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *