25/07/2012

Jeferson Sena conta como ganhou onze quilos em um ano e seis meses de musculação

Paraense conta como treinou e se alimentou durante esse tempo para ganhar massa muscular


Jeferson Sena

A busca por um corpo sarado é o que motiva Jeferson Sena da Silva a suar a camisa diariamente em uma academia.

O rapaz de 18 anos e 1,70m de altura é natural de Canaã dos Carajás, município do interior do Estado do Pará e hoje vive em Campinápolis, no Mato Grosso.

Decidido a abandonar o físico magro, o paraense começou a praticar musculação há um ano e seis meses e ganhou 11 quilos.


História


Aos dez anos de idade, Jeferson fez duas cirurgias no coração, pois sofria de sopro e derrame pericárdico: "Fiquei internado por 40 dias sem poder sequer levantar da cama. Além disso, fiquei um ano sem poder levantar pesos elevados", lembrou.

Durante a adolescência, ele foi alvo de piadas dos colegas de escola por causa de seu porte físico: "Eu era muito magro e detestava ser magro. Minha auto-estima era bem baixa ", recordou.

Ao tornar-se amigo de Peter Carlos, empresário que o convidou para trabalhar em sua academia, a vida de Jeferson começou a tomar um novo rumo.

Foi na academia que surgiu a paixão pela musculação: "Me apaixonei pela musculação. Ainda mais quando comecei a ver os resultados. Quando eu entrei na academia eu estava perto de fazer 17 anos e pesava só 49 quilos!", lembrou.

Em pouco tempo, Jeferson tornou-se o proprietário de uma LAN house, mas não deixou de frequentar a academia.

O seu exemplo, inclusive, serviu de incentivo para o irmão mais velho, que também começou a praticar musculação.

Graças ao seu esforço e dedicação, hoje ele pesa 60 quilos. Mas não pretende parar por aí: "Meu objetivo é chegar aos 80 quilos com um corpo bem definido.", disse.

Jeferson Sena em 2009. Ele ganhou 11 quilos com a musculação
Jeferson Sena em 2009. Ele ganhou 11 quilos com a musculação


Treino


Só quem possui um físico magro sabe como é difícil ganhar peso. Mas Jeferson é persistente e não desiste de continuar crescendo. "Meu maior incentivador sou eu mesmo. Tenho muita vontade de ser melhor a cada dia", disse.

Jeferson se exercita de segunda à sexta-feira. Seu treino de musculação dura cerca de uma hora e meia. Veja a seguir como o seu treino é dividido:

Segunda-feira: peitoral, tríceps e pernas
Terça-feira: costas, bíceps e ombros
Quarta-feira: pernas e trapézio
Quinta-feira: peito, tríceps e trapézio
Sexta-feira: costas, bíceps e ombros

Dá para notar que o treino de Jeferson valoriza mais os membros superiores em relação aos inferiores: "Eu não gosto de malhar nada que tenha a ver com perna, pois é um treino muito desgastante para mim", disse o rapaz que está com 51 cm de coxa e 37 cm de perna.

O peitoral foi a parte de seu corpo de que ele mais gostou de ver crescer (96 cm). E não é para menos, já que o supino reto é o seu exercício predileto: ele levanta 30 quilos em cada lado na barra e faz três séries de oito repetições.

Além do peitoral, cresceram também os braços: "Sou bem satisfeito com o meu bíceps [36 cm], com o meu corpo todo, mas quero crescer mais", disse.

Jeferson muda de treino a cada quatro meses. Ele recebe ajuda de dois amigos: "Um é de Brasilia, e se chama Fabio. Ele estuda Educação Física. O outro é o dono da academia, o Peter Carlos, que vai se formar este ano em Educação Física, creio eu", contou.

Além da musculação, o paraense faz corrida de dois quilômetros, três vezes por semana, para manter um bom condicionamento físico.

Jeferson Sena mostra a barriga sarada. O paraense malha de segunda à sexta para manter a forma
Jeferson Sena mostra a barriga sarada. O paraense malha de segunda à sexta para manter a forma


Alimentação


Desde que começou a praticar musculação, Jeferson adotou uma dieta mais saudável: "Evito ao máximo comer besteiras. Como doces e balas só nos finais de semana", disse.

Arroz, feijão, salada e carne (peito de frango ou bife bem passado) fazem parte de sua dieta. No café da manhã ele come dois pães e à tarde, na hora do lanche, mais quatro!

Há um mês, ele começou a tomar suplementos alimentares de whey protein, albumina e creatina para potencializar o aumento de massa muscular.


"Um bom homem"


Agora que Jeferson está com o corpo mais sarado, ele disse que prefere ficar solteiro: "Estava namorando faz algum tempo, quando eu ainda era magrelo. Só que fui evoluindo e quis ficar solteiro, assim sou bem mais respeitado e bem mais visto entre as pessoas, principalmente pelas mulheres".

Ele tem planos de concluir o ensino médio neste ano. Ele também planeja se mudar para Goiânia para trabalhar com um amigo e fazer faculdade de Educação Física.

Ao terminar a entrevista, Jeferson disse uma frase de incentivo para aqueles que estão em busca de conquistar um corpo sarado: "Não seja o melhor homem, mas seja um bom homem".

Apaixonado por musculação, Jeferson Sena deseja fazer faculdade de Educação Física
Apaixonado por musculação, Jeferson Sena deseja fazer faculdade de Educação Física

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *