06/03/2013

Musculação: pesos para moldar o corpo e não competição de sobrecargas!

A execução correta de um exercício é mais importante do que o peso utilizado


Guilherme de Jesus. Foto: arquivo pessoalAinda me deparo nas academias com praticantes de musculação que insistem em realizar um movimento totalmente inadequado, utilizando além da musculatura alvo, vários outros músculos, correndo risco de ocasionar lesões, e tudo isto apenas para mostrar que estão "pegando mais peso".

Na musculação, que busca resultados reais e objetivos, deve-se preocupar muito mais com a qualidade de execução dos movimentos, do que com o peso em si. Lembro sempre que quem não faz powerlifting não precisa se preocupar com a carga, e sim com o movimento em si.

Tem-se bons resultados ao realizar movimentos controlados e principalmente tendo consciência corporal do que se está fazendo. Se uma pessoa faz rosca na barra W, ela deve ter consciência de que está trabalhando o bíceps e, a partir daí, buscar dentro do seu objetivo, uma execução adequada do exercício.

O músculo deve ser exercitado com movimentos de grande amplitude. Muitas pessoas realizam movimentos pela metade, o que provoca um encurtamento dos músculos. Muitos fazem o movimento do supino, por exemplo, de forma incompleta, pois não descem a barra até encostar no peito.

Portanto lembre-se: não importa quanto peso você utiliza. Você pode aumentá-lo buscando sempre superar os seus limites, desde que realize a execução completa e correta de cada exercício.

Guilherme de Jesus
Proprietário da Academia Body Company
Endereço: Rua Tapuias 1076, Bairro Esplanada, Chapecó-SC
Telefone: (49) 3322-6272

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *