15/03/2012

"Treino não é como uma receita de bolo", diz personal trainer Pé Zambom

Em entrevista, personal trainer dá conselhos para quem pratica musculação



O personal trainer trainer Pé Zambom concedeu uma entrevista ao Sarados do Brasil. O catarinense de 31 anos deu conselhos importantes para quem pratica musculação.

01 - Fale um pouco sobre a sua formação profissional

Sou formado em Educação Física e pós-graduado em Personal Trainer pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC.

02 - Quais são os desafios que você enfrenta em sua profissão?

A valorização da profissão. Não temos piso salarial, muito menos representação sindical.

03 - Em sua opinião, por que as pessoas estão indo para a academia cada vez mais cedo?

Principalmente por razões estéticas. Elas malham em busca de terem corpos esculturais.

04 - Em sua opinião, que cuidados as pessoas devem tomar ao procurar informações na internet sobre treinos de musculação?

O treino não é como uma receita de bolo. As pessoas são diferentes umas das outras. O treino de musculação deve ser feito respeitando a individualidade e as particularidades de cada um. Muitas pessoas acreditam em mitos e em informações que são repassadas de boca a boca, sem qualquer comprovação científica.

05 - Quais são os principais mitos que as pessoas acreditam?

Tem vários. A maioria das mulheres, por exemplo, não faz exercícios para os braços, pois acham que vão ficar musculosas.

06 - O que você diz sobre as pessoas que montam o próprio treino ou seguem o treino de outras pessoas por conta própria? Quais são os riscos?

Não basta apenas montar o próprio treino, é preciso ter conhecimento suficiente sobre o assunto. Uma pessoa leiga que faz isso certamente correrá riscos, poderá sofrer lesões sérias no corpo, além de não obter o resultado que esperava.

07 - Que cuidados as pessoas devem tomar durante o treino de musculação?

O principal é manter a postura correta. É importante também fazer a execução correta dos exercícios.

08 - Qual é a sua opinião sobre o uso de suplementos alimentares?

Muitas pessoas mal entram para a academia e já querem começar a usar suplementos. Algumas usam suplementos sem saberem o que são e para que servem e quando não alcançam nenhum resultado se frustam e desistem. Sabe-se que essa não é a melhor forma e muito menos a mais saudável para ficar com o corpo sarado. O resultado vem com o tempo, sem pressa. O caminho para ter um corpo em forma é longo mesmo.

09 - E o uso de anabolizantes?

Aconselho e instruo meus alunos a pensarem sempre em sua saúde e bem-estar. O uso de anabolizantes para se obter resultados a curto prazo é perigoso e traz sérios efeitos colaterais para a saúde.

10 - Existem muitas pessoas que compram de forma ilegal o hormônio de crescimento. Quais são os perigos da má administração?

Esse hormônio só pode ser utilizado com prescrição médica. O uso inadequado causará um descontrole na produção hormonal.

Pé Zambom
Crédito: Fabiano Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *