21/05/2016

Entenda por que é importante aproveitar os alimentos integralmente

Cascas, talos e sementes de alguns alimentos podem ser reaproveitados


Casca de abacaxi pode ser utilizada para fazer chá. Foto: Shutterstock

Maíra Silveira
Blog da Saúde

Anualmente são desperdiçados no mundo 1,3 bilhões de toneladas de alimentos, de acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação de Agricultura (FAO). O Brasil é considerado o quarto maior produtor de alimentos do mundo, e está, ao mesmo tempo, entre os dez países que mais desperdiçam.

O desperdício já começa nos primeiros estágios da cadeia produtiva dos alimentos com técnicas de colheita, atividades pós-colheita, infraestrutura de transporte e de armazenamento, e distribuição dos alimentos.

A nutricionista e Analista de Políticas Sociais do Ministério da Saúde, Bruna Pitasi, explica que o desperdício do consumidor, que é o último estágio da cadeia alimentar, representa uma parcela pequena desse total, mas alerta: “De qualquer maneira, é importante conscientizar a população sobre a importância de utilizar os alimentos de forma sustentável e evitar o desperdício”.

Muita gente não sabe, mas cascas, talos e sementes de alguns alimentos não precisam, e nem devem, ir para o lixo. Ao contrário, eles podem servir como excelentes fontes de nutrientes! As partes não convencionais dos alimentos, que, na maioria das vezes, são considerados “restos” e descartadas na hora do consumo, possuem grande quantidade de proteína, vitaminas e sais minerais que trazem benefícios para a saúde.

“Verduras, legumes e frutas são alimentos ricos em vitaminas e minerais, então o alimento como um todo é saudável. Mas alguns deles têm concentração maior de nutrientes nas partes que costumam ser desprezadas. E existem diversas formas culinárias de usá-los”, revela Bruna.

As cascas de abacaxi, por exemplo, podem ser utilizadas para fazer um chá. As sementes de abóbora incrementam o preparo de uma salada. Já os talos de agrião ou brócolis podem servir para rechear uma torta. É só usar a criatividade que os resultados serão uma alimentação bastante nutritiva e a diminuição do desperdício. A seguir uma receita muito simples feita com casca de banana, da chef de cozinha Antônia Reis:

Bolo de casca de banana

Ingredientes:

4 cascas de banana
2 xícaras de farinha de arroz
1 xícara de fécula de batata
½ xicara de polvilho
1 colher de sobremesa de canela
1 colher de chá de gengibre em pó
1 ½ xícara de açúcar mascavo
3 ovos
½ xícara de óleo
1 colher de fermento em pó
1 ½ xícara de leite de coco

Modo de fazer:

Lave bem as cascas. Bata no liquidificador junto com os ovos, o óleo e o leite de coco. Depois misture os outros ingredientes, deixando o fermento por último. Mexa bem. Despeje em uma assadeira untada com margarina e farinha. Leve ao forno médio pré-aquecido durante 40 minutos.

Você pode encontrar outras receitas no Guia de Alimentos Brasileiros e dicas de alimentação saudável no Guia Alimentar da População Brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fale conosco

Envie sua sugestão de pauta, ensaio ou participe de matérias especiais para o site.


Nome

E-mail *

Mensagem *